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10 setembro 2016
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TAP começa a voar com tecnologia de redução de emissões de CO2 e ganhos de eficiência

TAP é a primeira companhia da Europa a efetuar a instalação da tecnologia sharklet nos seus aviões em serviço

A TAP é a primeira companhia aérea na Europa a efetuar a modificação em aviões de médio curso, com a instalação dos dispositivos sharklet. Recentemente concluiu a intervenção feita na aeronave A320, o CS – TMW, ‘Luísa Todi’, o primeiro da frota a se beneficiar desta mudança, integralmente realizada nas oficinas de Manutenção & Engenharia da companhia em Lisboa.

Após a finalização o A320 da TAP já realizou o 1º voo no dia 15 fevereiro na rota Lisboa/Zurique/Lisboa, com partida de Lisboa às 07:10 da manhã e regresso pelas 13:10.

Com a introdução dos dispositivos sharklet na ponta das asas dos aviões, a aerodinâmica do equipamento melhora significativamente, aumentando a sua eficiência com a redução de emissões de CO2 e do consumo de combustível em cerca de 4%, e promove a extensão da vida operacional do avião em 36 mil horas de voo, além de permitir a possibilidade de operar em rotas mais longas.

Este programa de modificações das aeronaves representa um grande desafio para a TAP e para os seus técnicos, pois comporta um elevado grau de complexidade com a substituição de cerca de 10 mil elementos de ligação por avião, a remoção de 20% da estrutura metálica da asa e a sua substituição por novos componentes com maior resistência estrutural, envolvendo a participação de diferentes áreas de especialização, especialmente em estruturas, mas também em aviônicos e sistemas de avião.

A Manutenção & Engenharia da TAP que, ao longo do trabalho, realizado no primeiro avião intervencionado, deu provas de notável know-how e elevado nível técnico E com a realização do programa, torna-se o primeiro operador e Centro de Manutenção Europeu a modificar uma aeronave em serviço.

Fonte: Assessoria de Imprensa




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