Portal de notícias de Logística e Comércio exterior
Match Center apresenta as casas de apostas que aceitam cartão de crédito

Investidores de mineração ganham guia atualizado do setor

 

Publicação da KPMG apresenta panorama da indústria e traz detalhes do sistema tributário

Principais tributos aplicados à indústria de mineração, licenciamento ambiental, contratação de mão de obra especializada e visão política do setor. Esses são alguns dos temas abordados na publicação da KPMG intitulada Guia de Mineração (do original em inglês, Country Mining Guide). Trata-se de um guia completo para investidores interessados em fazer negócios com empresas de mineração no Brasil.

A versão utilizada do documento aborda em 36 páginas questões estratégicas para quem quer investir na indústria mineradora brasileira como ambiente regulatório, sustentabilidade, funcionamento da cadeia de suprimentos e relações de trabalho. Além disso, apresenta dados sobre o país como clima, população, moeda, geografia, funcionamento do governo e do judiciário, economia e política fiscal. O guia traz também um capítulo com detalhes sobre tributos aplicados ao setor como CFEM (Compensação para Exploração Mineral), ICMS e Tarifas de Importação, entre outros.

“A desaceleração da economia mundial afetou a demanda por minérios e, consequentemente, o setor brasileiro de mineração. Por outro lado, o investimento em infraestrutura no país, que demanda o uso de comodities, deverá ter um crescimento consistente e atrair novos entrantes. O guia surgiu da necessidade de esses investidores saberem um pouco mais sobre o funcionamento da indústria. Além disso, eles precisam estar cientes de questões mais complexas como licenciamento, logística, contratação de pessoal, sistema tributário e funcionamento de órgãos como o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e Ministério de Minas e Energia (MME)”, explica o sócio da KPMG e líder da área de Mineração, Pieter Van Dijk.

Documento está disponível no link:https://assets.kpmg.com/content/dam/kpmg/pdf/2016/01/brazil-mining-country-guide.pdf

Fonte:  Assessoria de Imprensa




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *