Search
11 setembro 2016
  • :
  • :
Portal de notícias de Logística e Comércio exterior
Match Center apresenta as casas de apostas que aceitam cartão de crédito
Expo scala

Projeto ICV Global oferece formação em sustentabilidade

As inscrições para o processo de seleção vão de 5 à 29 de fevereiro. Serão escolhidas 30 empresas para o programa com um ano e meio de duração

O Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), recebe de 5 a 29 de fevereiro as inscrições de MPEs (micro e pequenas empresas) interessadas em participar do projeto Inovação e Sustentabilidade nas Cadeias Globais de Valor (ICV Global). Para se inscrever, as empresas devem acessar o link http://icvglobal.com.br/chamada-publica-de-casos-projeto-icv-global/?locale=pt-br a partir de 5 de fevereiro. Para 2016, serão 30 vagas oferecidas, sendo 10 delas para a região Nordeste.

O ICV Global tem como meta fomentar a internacionalização de MPEs que se diferenciam por seus atributos de inovação e sustentabilidade. Na primeira edição, realizada com sucesso no ano passado, 58 empresas se inscreveram no edital de seleção e dez foram selecionadas para as oficinas mensais de capacitação. Nessas oficinas, elas aprenderam a aprimorar os atributos de sustentabilidade de seus produtos, serviços, comportamento empresarial e argumentos de venda.

“Queremos incentivar, buscar e encontrar inovações a partir de um ecossistema de empreendedorismo que promova uma nova economia, alinhada à sustentabilidade”, argumenta Mario Monzoni, coordenador-geral do GVces.

”O projeto é uma oportunidade para o empreendedor brasileiro, pois cada vez mais o comprador internacional vê na sustentabilidade um importante atributo para sua decisão de compra e reconhece no Brasil um potencial fornecedor”, afirma Paulo Branco, vice-coordenador do GVces.

outros-sustenta
Em 2016, as oficinas acontecerão nas dependências da FGV/EAESP, em São Paulo, e também replicadas em Recife para as 10 MPEs da região do Nordeste. A condução do processo de formação na capital pernambucana possibilita maior participação de empresas da região Nordeste na chamada de casos e facilita a logística para as selecionadas pelo projeto.

“A Apex-Brasil entende que a participação das empresas no projeto ICV Global contribuirá para aprimorar seus modelos de negócio, processos de gestão, produtos e serviços, além de desenvolver networking e oportunidades de relacionamentos comerciais junto a mercados estratégicos e compradores internacionais que valorizam atributos de inovação e sustentabilidade”, afirma André Favero, diretor de Negócios da Apex-Brasil.

Segundo o World Factbook da Central Intelligence Agency dos Estados Unidos, o Brasil ocupou em 2013 a 23ª posição no mundo em termos do valor de exportações enquanto possui o 8º maior PIB na economia mundial. Essa lacuna existente entre a realidade das exportações e seu potencial de crescimento abre enormes oportunidades para as pequenas e médias empresas do país.

De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) referentes a 2014, apesar de micro e pequenas empresas representarem 44,3% do universo de empresas exportadoras, o valor dessas exportações compõe apenas 0,9% do total. Segundo especialistas, algumas causas deste cenário são a ausência de conhecimento do mercado consumidor de outros países, bem como da logística de armazenagem, de distribuição e assistência técnica dos produtos no exterior.

À luz dos resultados colhidos do primeiro ciclo do projeto e do bom desempenho apresentado pelas empresas participantes, o GVces e a Apex-Brasil acreditam que a continuidade do ICV Global contribui para a formação de uma nova geração de MPEs. Isto é, negócios de pequeno porte que respondem aos desafios globais da sustentabilidade de forma inovadora, contribuindo na transição para uma nova economia que atenda às necessidades da sociedade num planeta de recursos finitos.

Fonte: Apex-Brasil




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *