Marcas com causa (s)

Luis Guimarães

Os indivíduos estão atentos e procurando marcas com causas para se relacionar. As pessoas querem se conectar e ainda criar vínculos com esses produtos, esse vínculo faz parte da lei de Jerome McCarthy que indicava os famosos 4 p´s: produto, preço, praça e pessoas. Sendo que esses 4 p´s norteavam as ações e estratégias de marketing por muitos anos, até ganharem outros p´s durante a história.

Tem gente achando que o P (pessoa) desapareceu, que a máquina-tecnológica comanda tudo, eu penso que não. Mesmo num ambiente muito digital onde temos seres humanos solitários e independentes a presença de uma causa faz os olhos brilharem. Os processos para se conectar e se relacionar com esse P, em qualquer faixa etária passa por uma postura de marcas que inspiram respeito e miram causas, colocam causas em seu propósito de vida.

Essas “marcas” são engajadas em temas como: sustentabilidade, ecologia, apoio a crianças abandonadas, idosos desprotegidos, educação, cultura entre outros. E é o P (pessoas) que formam públicos, ajudando a construir uma marca e a defendê-las.

Seja atento, use seu diferencial de marca e cuide bem de seu P, reforce seu posicionamento e amplie os vínculos emocionais.

Um breve exercício de lembrança –recall – quando compramos, usamos um produto da marca Natura, como exemplo, espontaneamente somos remetidos à sustentabilidade, consumo racional etc, assim acontece também com marcas ligadas ao Instituto Airton Senna, que neste caso remete à atitudes focadas no bem estar de crianças.

É bem verdade que existem outros tipos de Ps (pessoas) que são radicais, instáveis e extremamente críticos, aí é fundamental blindar seu patrimônio ou seja sua “marca” com um trabalho estratégico de branding.

A grande maioria ao entrar ou estar no mercado sem uma causa ou um propósito na linguagem, do futebol é preciso encaixar criar uma sintonia fina com o mundo de P (pessoas) que sua empresa atua.

A percepção de sua marca, seus produtos ou serviços com seu devido público, ao se relacionar se torna mais sensível e receptivo.

É tempo de pensar em ter uma causa para você. Para seu produto.




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