Portal de notícias de Logística e Comércio exterior
Match Center apresenta as casas de apostas que aceitam cartão de crédito

Cargo X irá vacinar gratuitamente todos os seus funcionários contra a gripe

•A companhia comprou lote de 420 vacinas para aplicar nos seus colaboradores; o surto de coronavírus aumenta importância de se vacinar contra a gripe;
•A campanha terá duração de uma semana e o time será dividido em pequenos grupos, em horários programados ao longo do dia, para evitar as aglomerações;
•A empresa já se está com 100% dos funcionários trabalhando de casa;

São Paulo, 19 de março – O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta (18) novo balanço dos casos confirmados: são 428 casos. São Paulo já tem 240 casos confirmados de coronavírus, com casos de transmissão comunitária, que é aquela verificada quando as autoridades de saúde não conseguem rastrear a origem da infecção, e muitas empresas já estão tomando algumas providências para tentar diminuir a disseminação e o contágio do vírus entre seus funcionários e também criando planejamentos caso as autoridades coloquem restrições, como o de deslocamento, por exemplo.

A Cargo X, logtech brasileira, dedicada a conectar transportadoras e caminhoneiros autônomos com capacidade ociosa a empresas que precisam de serviços de frete, criou um plano de ação e alternativas de trabalho para seus colaboradores, que incluem, além do trabalho home office, compra de notebook para o trabalho remoto e internet para os que não tinham em casa, a imunização de todos seus funcionários contra a gripe. No início do mês de abril, a empresa fará uma campanha de vacinação na sede, onde todos os 400 colaboradores da empresa estarão aptos a participar da campanha e receber a vacina sem custo, sendo que cada um deverá optar pela imunização ou não.

Empresa já está com 100% de seus funcionários trabalhando de casa.
Crédito: Raphael Baccari

“A ideia do home office é ter precaução. O objetivo é interromper o fluxo de contaminação pelo Covid-19 e conter a disseminação. É importante investir na saúde dos colaboradores, por isso, iniciamos na semana passada com 50% dos funcionários da Cargo X trabalhando home office e atualmente está determinado um plano “full home office”, onde 100% da equipe segue fazendo trabalho remoto”, explica Federico Vega, CEO da Cargo X.

Um diferencial é que a empresa irá oferecer para todos os funcionários a imunização para o vírus que causam gripe (influenza A-H1N1, influenza A-H3N2 e influenza B). Antecipada por causa da pandemia do coronavírus, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa na próxima segunda-feira (23) e vai até 22 de maio, porém, a imunização será feita em três etapas destinadas a grupos prioritários considerados mais vulneráveis ao vírus. O Governo de São Paulo também anunciou nesta quarta-feira (18) que a vacina contra a gripe será oferecida gratuitamente em farmácias a partir do dia 13 de abril. Para que todos funcionários estejam protegidos e não precisem recorrer à uma clínica particular, a logtech, comprou 420 vacinas e irá, até a segunda quinzena de abril, vacinar todos gratuitamente. A imunização será feita por um profissional da saúde habilitado.

“A campanha terá duração de uma semana e o time será dividido em pequenos grupos, em horários programados ao longo do dia, para evitar as aglomerações. Todas as aplicações serão feitas por profissionais habilitados (enfermeiras), em um ambiente controlado conforme as indicações do Ministério da Saúde”, explica Vega.

A gripe é considerada uma das principais causas de afastamento no trabalho; atinge mais de 12 mil brasileiros todos os anos, de acordo com o Ministério da Saúde. Um dos grandes desafios no combate à gripe é a abrangência da imunização. Apesar das campanhas anuais que ofertam a vacinação gratuita na rede pública para crianças de até 6 anos, idosos, gestantes e portadores de doenças crônicas, o País não bate a meta de imunizar 90% da população. E o surto de coronavírus aumenta importância de se vacinar contra a gripe, pois a imunização contra Influenza é fundamental para não sobrecarregar a rede de atendimento; facilita o diagnóstico da COVID-19, pois se um paciente apresenta sintomas compatíveis com infecção pelo coronavírus mas também pelo influenza, como febre, tosse e cansaço, se houver tomado previamente a vacina da gripe é muito mais provável que tenha infecção pelo coronavírus; e também evita casos em que o novo vírus contamine pessoas já debilitadas pelo influenza.

Vega acredita que “quanto menos pessoas ficarem gripadas, melhor. O coronavírus poderá ser o foco principal de boa parte da infraestrutura e das equipes de saúde, portanto quanto menos necessidade houver de destinar atendimentos e internações para pacientes com outras doenças, melhor”, conclui.

Para aplicar essas e outras medidas, foi observado inicialmente o comportamento do COVID-19 na Ásia e Europa, planejando assim como seriam as aplicações das medidas preventivas na sede da empresa em São Paulo. Além do trabalho remoto, compra de notebook para o trabalho de casa; compra de celulares e impressoras pequenas; e até pacotes de internet para os que não tinham em casa. A empresa suspendeu 100% das viagens e eventos, e indicou que cada um determinasse a importância do presencial durante as reuniões, podendo fazê-las por videoconferência. Foi determinada a limpeza de objetos e áreas comuns com maior frequência; uso de materiais descartáveis de uso coletivo; questionário para visitantes externos preencherem; adotou campanhas educacionais e de orientação sobre a importância da utilização do álcool em gel; e manual de boas práticas para trabalho remoto.

Nenhum dos 400 funcionários da Cargo X apresentou até hoje qualquer tipo de sintoma.

Assessoria de Imprensa




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com