Gestão ambiental e de processos

Transportes Flores investe em processos internos visando garantir sustentabilidade ambiental


Destinar de forma adequada os resíduos, reusar e reciclar água, conscientizar para redução do consumo de energia, não poluir com os escapamentos dos veículos, otimizar consumo de óleo diesel da frota, reduzir uso de papel na impressão e promover campanhas para colaboradores. Essas iniciativas, entre outras, asseguram a certificação ambiental da empresa, redução de custos e vanguarda de mercado.

“Além de ser ambientalmente adequado, ainda gera economia”, diz Marcos Guimarães, gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Flores, área que implementou o Sistema de Gestão Integrada, responsável por monitorar o programa 3R (reciclar, reduzir e reutilizar), que em 2017 realizou 179 ações.

Em diversas áreas a empresa atua de forma a conscientizar os colaboradores e a modificar os processos para garantir menor custo ambiental e financeiro.

Eficiência Energética

O consumo de diesel, combustível fóssil e poluente, é controlado diariamente. Na Transportes Flores a média de 2017 foi de 3,16 quilômetros por litro rodado, enquanto no mercado a média é de 2,00 “Trabalhamos com treinamentos e metas atreladas a bônus para estimular os motoristas a uma condução econômica do veículo, e como consequência redução do consumo de diesel”, contou Marcos.

Para usar a energia de forma mais sustentável, ainda é feito um trabalho de conscientização para que os colaboradores apaguem as luzes ao sair das salas, com campanhas internas e avisos. A orientação na compra de equipamentos sustentáveis, bem como a manutenção preventiva permanente, também fazem parte da rotina da empresa.

Escapamento dos veículos

A frota gera um impacto grande e para isso a empresa desenvolveu uma série de ações. A cada quatro meses o escapamento dos veículos é monitorado para assegurar que 100% da frota atenda os padrões ambientais, todos certificados com selo verde.

Outra medida é a inclusão do ARLA 32, reagente usado para reduzir quimicamente as emissões de óxidos de nitrogênio presentes nos gases de escape dos veículos a diesel.

Resíduos

Os resíduos, como previsto na Resolução do Conama, são separados e destinados corretamente. No orçamento da empresa, há uma verba específica para destinação correta, principalmente dos materiais perigosos, como peças usadas, óleo lubrificante e filtros de óleo.

O recolhimento e destinação dos resíduos é realizado por uma empresa certificada, garantindo a destinação adequada.

O óleo de cozinha, usado na alimentação dos colaboradores, é transformado em material de limpeza. Só este ano foram 310 litros reciclados, que viraram quase 100 itens de limpeza (como sabão, por exemplo) que são doados às instituições de caridade.

Água reciclada

Na empresa, 80% da água utilizada na limpeza dos veículos vem do reuso e da captação fluvial. Essa ação garante uma economia mensal de 6 mil m³ de água e de R$ 130 mil. A água utilizada na lavagem dos carros é tratada em uma estação própria, que utiliza processos de floculação, decantação, higienização e filtragem. Além disso, em toda a área onde é feita a limpeza dos ônibus e no pátio externo da empresa, a água da chuva é captada e passa pelo mesmo processo.

Além do reuso, a Transportes Flores investe em outras frentes. O programa Mais Com Menos promoveu várias ações para uso sustentável da água, como a utilização dos redutores de vazão; troca de torneiras e descargas; controle das mangueiras e fim do uso de esguicho de água para varrição de pisos.

Informatização e menos papel

A empresa também incluiu entre as ações a redução de impressões de documentos e de fotocópias. Em dois anos, foram 126 mil folhas de papel a menos utilizadas, com a otimização e digitalização dos processos internos.

Certificação

A empresa possui ISO 14001 – Gestão Ambiental, que incorpora além de questões estratégicas, a preocupação com a cadeia de valor, ciclo de vida, e o controle dos aspectos e impactos ambientais de sua atividade.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com