Eleições 2018: as perspectivas do comércio exterior

Com panorama para crescimento de 4,4% ainda em 2018, o comércio internacional deve ser uma das principais preocupações do próximo governo

Um ano eleitoral traz consigo uma série de expectativas e especulações a respeito dos novos rumos do país, especialmente no comércio exterior, eixo fundamental para o crescimento econômico brasileiro. Com perspectiva de crescimento de 4,4% ainda em 2018, o comércio mundial de bens é uma das principais preocupações do próximo governo para alcançar desenvolvimento econômico.

 

Marcus Vinícius Tatagiba

Em uma retrospectiva de 2017 as exportações aparecem como um dos motores que fizeram o PIB brasileiro crescer após dois anos seguidos de recessão. Em 2018, mesmo com os percalços na economia nacional, avanços importantes apontaram para melhorias econômicas, principalmente no que diz respeito a modernização dos processos. “O Novo Processo de Exportação, por exemplo, diminuiu o número de etapas e exigências, reduzindo os custos e o tempo, favorecendo a competitividade das empresas nacionais dentro do cenário global de comércio”, explica Marcus Vinícius Tatagiba, diretor da Associação Brasileira de Consultoria em Comércio Exterior, a Abracomex.

Porém, para o próximo governo, algumas mudanças ainda precisam se estabelecer, como o aprofundamento das relações comerciais com outras nações e a redução da taxa tributária, um dos principais questionamentos para quem trabalha no segmento.

 

Marco Silva

Na opinião do especialista e consultor Marco Silva, para o Brasil atingir o seu protagonismo no comércio internacional é fundamental o alinhamento entre as demanda dos gestores do setor e as propostas governamentais. “Tanto do ponto de vista fiscal quanto logístico, o Custo-Brasil acabam interferindo de maneira negativa no comércio exterior brasileiro, fazendo com que empresas nacionais não sejam capazes de competir com seus pares internacionais”, explica Silva.

Assessoria de Imprensa

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com