Search
22 setembro 2018
  • :
  • :

Como transportar por container um pequeno avião para o Brasil?

Por Rita Sanchez*

Imagem ilustrativa

Já que estamos na semana da Labace e os entusiastas em aviação estarão em Congonhas, porque não uma matéria de como transportar internacionalmente pequenas aeronaves até o Brasil.

Transportar uma aeronave pequena, seja avião ou helicóptero, de um lugar para o outro, ainda mais em um voo internacional, é uma logística bem complexa, onde dezenas de pessoas são envolvidas, dezenas de etapas terão que ser cumpridas para não ter supresas e prejuízos.

Independente do preço total do transporte que muitos importadores se baseiam para decidir, a estrutura logística para atender a aeronave, o know how operacional do embarcador e conexões certas do embarcador, são fundamentais.
Embarcando pequenas aeronaves para o Brasil há muitos anos, comentarei 4 pontos para serem considerados quando se transporta um pequeno avião.

Esvaziamento do tanque de combustível
Purge certificate. Já escutou falar nisso? A palavra purge em inglês significa limpar, esvaziar, clarear, não deixar nenhum resíduo.

Dito isso, o combustível da aeronave terá que ser removido antes do transporte.
Vários estados americanos exigem esse certificado antes do transporte. O tanque estando vazio, ele está livre de qualquer gás, o que é considerado “non-dangerous-good’ no transporte.

Medidas precisas
Caso o O D.O.T – Department of Transportation / Ministério de Transporte descubra que as medidas do avião fornecidas a transportadora não casam com a documentação, esteja preparado para uma grande dor de cabeça e um grande atraso no seu embarque.

As medidas terão que ser milimetricamente exatas. No caso de uma inspeção do D.O.T, esse erro causará apreensão da aeronave, atraso no transporte sem data de liberação e como não poderia deixar de ser, provalmente multas severíssimas.
Você que está lendo essa matéria, sabe quantas vezes eu já vi isso?

Seguro certo
Não assuma que o seguro básico da companhia de transporte interna, no caso de caminhão (que por lei tem que ter no mínimo US$ 100 mil de seguro de carga) que trás o avião até o armazém, ou da companhia marítima que leva o container até o porto brasileiro, é suficiente para cobrir danos que possa acontecer no meio do caminho.

Escolha o caminhão certo para o transporte
Tenha certeza que o caminhão que venha transportar sua aeronave seja equipada com air-ride suspension system.
Apesar das estradas americanas serem um tapete comparadas com as brasileiras, muitas das vezes essas aeronaves de menor porte, saem de cidades muito pequenas.

No trajeto, a vibração pode comprometer os aviônicos mais sensíveis.
Minha experiência diz que todo o cuidado é pouco no transporte da aeronave.
Desde embrulhar com plástico toda a aeronave até desmontar o que tem que ser desmontado, tirar todas as licenças e certificados, carregar e descarregar a aeronave do container, a experiência de transportar uma aeronave pode ser worry-free para o importador, desde que ele escute e siga quem tem experiência no assunto.

*Rita Sanchez
Diretora
www.moriahcargo.com
Miami, Flórida




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com