Portal de notícias de Logística e Comércio exterior
Pin Up Bet Aviator

Topack do Brasil: O DNA do Big Bag nacional

Responsáveis pelo nascimento da produção de Big Bags no Brasil, a Topack faz história e comenta os rumos para o futuro do setor

José Maddaloni, Diretor da Topack do Brasil (Foto: Aline Soriani)

Responsáveis por revolucionar a armazenagem e o transporte de dezenas de produtos comercializados em grande escala, o Big Bag – ou flexible intermediate bulk containers (FIBC), como é chamado mundo afora – é uma artigo importantíssimo para o melhor aproveitamento dos estoques. No Brasil, esse container flexível foi trazido pelas mãos do empreendedor José Maddaloni, que com isso iniciou uma história de sucesso e crescimento do produto no país.

 

O Big Bag nada mais é do que uma embalagem de alta resistência e tenacidade utilizada para o armazenamento e transporte de grandes quantidades de produtos, como grãos e açúcar, entre outros. Sua história começou em 1940, na Europa, com um percursor da FIBC, feito de borracha de PCV. Mas foi só a partir de 1960 que se iniciou sua fabricação em grande escala, com a utilização do polipropileno como matéria prima. Em 1979, Maddaloni buscou adaptar, de maneira pioneira, a produção do produto no Brasil.

 

“A produção do Big Bag se iniciou antes do nascimento da Topack, através de uma solicitação feita pela Rhodia, de Santo André, uma empresa têxtil que usava o big bag que vinha da França e Inglaterra. Eles me propuseram o desafio de reformar as bags que eles tinham paradas, e com o sucesso da reforma, vieram também outros pedidos, e assim nasceu a fabricação nacional de big bags”, contou Maddaloni. “Recebi todo apoio técnico da Rhodia, que em troca conseguiu diminuir custos e modernizar suas embalagens paradas”.

 

Topack do Brasil (Foto: Aline Soriani)

Após o sucesso do primeiro pedido, seguiram-se outros, e a demanda cresceu exponencialmente. “Começamos então a produção em grande escala, para transportar ácido tereftálico, a matéria-prima do PET, produtos químicos para produção de colas e diversos outros produtos. Degrau por degrau, a produção cresceu, até culminar na Topack, alicerçada por pedidos cada vez maiores, dessa vez da indústria alimentícia, como a soja e o açúcar. Essa era a embalagem do futuro”, contou.

 

Maddaloni, buscando evoluir seus processos, passou a visitar diversas fábricas do mundo, como nos Estados Unidos e México, onde pôde aprender e ganhar experiência na customização de bags especiais. A primeira evolução da fabricação foi a verticalização da Topack. “Ao invés de só fabricar o tecido a partir da compra de fios, comprei extrusoras e teares e desenvolvi um maquinário para a fabricação dos fios. Essa máquina é única, e não existe em nenhuma outra fábrica de big bags”.

 

Outro destaque da Topack do Brasil é a produção de bags travadas, embalagens desenvolvidas com travas internas que possibilitam a armazenagem de diferentes alimentos e materiais sem distorção e com empilhamento perfeito. “A utilização das bags travadas garante segurança no empilhamento, uma vez que evita a expansão das embalagens e possíveis acidentes. A Topack é pioneira nessa customização”.

 

Adilson Duque, funcionário da Topack do Brasil há 13 anos (Foto: Aline Soriani)

Tecnologia na produção do Big Bag – Além do desenvolvimento de uma maquina para a produção de fios, a Topack também possui outras invenções, feitas por uma equipe interna específica para construção de maquinários patenteados. Entre elas, está um equipamento para a costura de alças do big bag, e para a costura das travas internas.

 

Qualidade e Tradição em Big Bag – Em 38 anos da Topack do Brasil, a qualidade sempre foi imperativa para a produção de big bags. “Todo nosso processo passa por rigorosos controles de qualidade, como o teste cíclico e testes de resistência mecânica, de tracionamento e de queda, que seguem os padrões de qualidade exigidos pelo Inmetro e padrões internacionais”.

A tradição e o cuidado permanente com a qualidade dos produtos da Topack angariou importantes clientes, que acompanham a trajetória da empresa e evoluem com ele, como Copersucar, Braskem, AMG plásticos, Complexo PQS e AMBEV, entre muitos outros.

 

Teares Topack do Brasil (Foto: Aline Soriani)

Mercado em crescimento para 2018 – Com a crise que afetou dramaticamente o mercado brasileiro, muitos processos de crescimento empacaram, mas 2018 se inicia com novas perspectivas e oportunidades para o setor, com a contratação de um novo CEO, X, e com o aumento de compradores. “Nossa demanda já está aumentando, principalmente para mercados como petroquímico e agronegócio, que buscam formas inteligentes de armazenamento. Mas já surgem no horizonte também oportunidades na área de fertilizantes e de outros produtos alimentícios”, prevê Maddaloni.

 

“Nossa expectativa para 2018 é uma retomada no crescimento das vendas, principalmente para novos mercados consumidores que estão surgindo, como mineração, petroquímica fina e ferro silício. Acreditamos que o crescimento está aí, e vamos continuar buscando essa evolução”, finaliza Maddaloni.

 

A Topack do Brasil – Instalada na cidade de Americana, São Paulo, em uma área de 60.000m², especializou-se na manufatura de diferentes tipos de produtos e embalagens para os segmentos alimentícios, químicos, petroquímicos e minerais. Atualmente, os produtos da marca Topack estão presentes em todos os portos marítimos, nacionais e internacionais, fazendo-se acompanhar por laudos e certificados emitidos pela Marinha, Nações Unidas, Secretaria da Saúde e TEN-E, o que possibilita a entrada em diversos países.

 

A Topack do Brasil é uma empresa pioneira e líder no mercado de embalagens flexíveis para transporte de carga em pó ou granulada, com muita tecnologia, atributos intrínsecos e diferenciados. Certificados pela ISO 9001:2008 BVQI, os produtos atendem todas as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com