Por Carlos Moura
As roupas que são vendidas em países da Europa Ocidental, como França, Inglaterra, Itália, além dos Estados Unidos da América, influenciam as tendências de moda, que serão consumidas ao redor do mundo, visto que nestes países localizados no hemisfério norte, encontra-se o público consumidor mais evoluído do mercado mundial, quem exigem dos varejistas uma melhor qualidade das matérias-primas e um design mais refinado; – pensando nesta realidade de mercado, anualmente fazemos uma pesquisa das tendências de cores, formas e materiais, que são comercializados nas temporadas de outono-inverno e primavera-verão, das chamadas capitais da moda internacional, e que servem de base para orientar a produção de coleções de roupas para exportadores/importadores do mercado da moda nacional;
Abaixo acompanhe algumas imagens das coleções de outono-inverno que decoram as vitrines de varejistas de grande porte do mercado francês:
Magazine de origem Inglesa – Marks & Spencer
O destaque na alfaiataria masculina, ficam para os tecidos xadreses em tecidos sinteticos de poly-visconse com preços bem competivos, começando em £149.00 para um conjunto completo.
Varejista de Moda com origem Espanhola – Massimo Dutti
O destaque desta marca espanhola, fica para o uso dos tecidos de moletom na alfaiataria masculina, com um apelo bem casual, mas com um acabamento requintado e uso de cores terrais, é uma moda voltado ao público jovem, mas com bom poder aquisitivo, o preço da calça é de £110.00.
Varejista de Moda com origem Japonesa – UNIQLO
A Uniqlo é uma empresa multinacional Japonesa que cria, desenvolve e confecciona roupas casuais para ambos os sexos. Tornou-se subsidiária da Fast Retailing Group em 2005, e atua em mais de 17 países; é a terceira maior rede de fast-fashion do mundo, depois da Zara e da H&M.
Em 07 de Julho de 2017, a empresa inaugurou sua nova sede próxima da futura vila dos atletas dos Jogos Olímpicos de Verão de 2020. A Uniqlo City Tokyo possui 16.500 m² de área construida e mais de 1.000 empregados de 20 nacionalidades, além de espaços decorados com os embaixadores globais da marca Adam Scott (Golfista) e Kei Nishikori (Tenista).
Sua coleção de outono-inverno é classica e bem coportada, contudo possui um ótimo acabamento de sua confecção, utiliza tecidos com ótima qualidade e sua modelagem atende a um publico mais diversificado, evitando a concentração em modelagem mais slim-fit para o públio jovem, como é o caso da ZARA, um dos seus maiores correntes no mercado mundial.
Varejista de Moda com origem espanhola – ZARA
ZARA é uma rede de lojas de moda espanhola, voltada ao público feminino, masculino e infanto-juvenil.
A empresa foi fundada pelo empresário Amancio Ortega e Rosalia Mera em 1975; atualmente pertence ao Grupo Inditex, sediado na cidade de Arteixo/Espanha, o qual também detém outras marcas tais como: Massimo Dutti, Pull Bear, Oysho, Bershka, Stradivarius, Uterque, Kiddy’s Class, além da Zara Home, a marca esta avaliada em 25 bilhões de dólares, é considerada a marca mais valiosa da Espanha.
A primeira loja fora de Espanha, foi aberta em 1988, na rua de Santa Catarina, na cidade do Porto, em Portugal. Atualmente, a Zara é provavelmente a rede de lojas de roupa com o crescimento mais rápido, possuindo 1.770 lojas em 86 países, tendo inaugurado uma nova loja a cada três dias, em 2000.
Sua coleção de outono-inverno é bem arrojada, quanto as formas do seu design, utilização de cores e estampas, como também na diversificação materiais utilizados em suas confecções, e na modelagem procuram focar nos moldes slim-fit para o publico jovem, portanto que estiver fora de forma vai ter dificuldade para comprar roupas nas marcas do grupo Inditex.
A coleção de alfaiataria Jovem, é bem descolada, com ampla utilização de materiais como o moleton para os blazes, misturando o uso com calça jeans, e peças classicas como a gravata de seda, e camisa com gola estilo italiano. A regra da ZARA é não seguir os modelos tradicionais de composição de estampas e modelagens, o que dá um ar moderno e bem jovial. Na coleção de outono-inverno 2017 na europa, a Zara foi muito ousada na utlização de xadrezes grandes em seus Blazers, misturando com calças de veludo e tecidos em sarja com fio retorcido.
As Jaquetas para para o publico Jovem, ousam bastante nas formas das calças, como na foto ao lado (sarawells), tricots retilineso com pontos bem grossos e cores variadas, tambem vemos nas camisas a presença do estilo MILITAR e dos tecidos JEANS bem STONADOS.
Varejista de Moda com origem Alemã – HUGO BOSS
Sua coleção de outono-inverno é bem refinada, quanto as formas do seu design impecável e limpo, utiliza cores sóbrias como o preto, cinza, azul marinho, e suas estampas tambem são classiscas.Suas roupas são confeccionadas em materias-primas nobres, como o couro legitmo, fibras de algodão com fios finos Ne 80/1 e 100/2, lãs finas como o cashemire e alpaca, sua modelagem procuram focar nos moldes slim-fit e custom fit, abragendo um publico mais adulto e de alto poder aquisitivo.
Para informações adicionais sobre as dicas de moda das grandes marcas internacionais presentes nos países da Europa, que ditam as tendências que influenciam a moda mundial, acompanhe a série de vídeos que estamos apresentando no nosso canal do Youtube TV – Aceleradora de Exportações, no link abaixo, durante o mês de janeiro 2018, estamos divulgando as quartas-feiras vídeos com as pesquisas de moda que realizamos durante viagens as capitais da moda: Paris, Londres, Lisboa:
Link do primeiro vídeo sobre as lojas de Paris: https://youtu.be/FFKY1ePyT_8
Esperamos que estes conteúdos possam contribuir para os Exportadores/Importadores de Moda Brasileiros que necessitam informações para ajustar suas coleções para a temporada de outono-inverno do próximo ano 2019, sendo um momento propicio para este estudo/desenvolvimento pois estamos no início do ano 2018.
Sucesso a todos e um Feliz 2018 com muita prosperidade para a economia brasileira!
* Carlos Moura | Trader e Conferencista Internacional
Administrador de Empresas, Pós-graduado em Marketing e Master-Coach
Fundador e Apresentador da Aceleradora de Exportações
CEO da Athena Trading International
Ex-Trader do Grupo Santista Têxtil S.A.
Conselheiro da Camara de Comércio Exterior de Campinas e Região
Embaixador no Brasil da Camara Internacional de Conferencista – com sede no México
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