19/11/2008
Governo de São Paulo vai privatizar aeroportos estaduais
O governador José Serra disse ontem em seu discurso na inauguração do Pacet (Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual do Trabalhador), que o Governo do Estado de São Paulo está estudando a possibilidade de abrir licitações para a iniciativa privada operar aeroportos regionais do Interior do Estado. Para Serra, o projeto é promover concessões para aumentar os investimentos em infra-estrutura em aeroportos que são pouco explorados, como a ampliação de pistas e construção de hangares e terminais de carga. O governador não adiantou um prazo para as licitações. Sobre os estudos do Governo Federal para a concessão ou privatização de Viracopos, José Serra disse ser favorável a participação da iniciativa privada no aeroporto.
13/11/2008
Contratação de técnico em transporte passa a ser obrigatória
A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) editou a resolução 2.550 que entra em vigor nessa quinta-feira (14/11) e obriga as empresas de transportes a contratar um profissional técnico em transportes, para ser o responsável pelas atividades perante os clientes e consumidores. A nova norma define as obrigações para as empresas que oferecem serviços de transportes de produtos e mercadorias em geral.
Troféu Fênix de Eficiência ? 2008
Homenageados
· Transportador Rodoviário:
1º. Lugar: Brasiliense Cargo Ltda.
2º. Lugar: Rodovisa Transportes Ltda.
3º. Lugar: TSA Cargo
· Despachante Aduaneiro:
- Acima de 10.000 Despachos*
1º. Lugar: Brasiliense Comissária de Despachos Ltda.
2º. Lugar: Panalpina Ltda.
- Até 10.000 Despachos*
1º. Lugar: Logimasters & Dachser Transportes Nac. e Int. Ltda.
2º. Lugar: Kuehne + Nagel Serviços Logísticos Ltda.
· Companhia Aérea:
1º. Lugar: Lufthansa Cargo AG.
2º. Lugar: ABSA ? Aerolinhas Brasileiras S.A.
3º. Lugar: Cargolux Airlines International S.A.
· Agente de Carga:
- Até 1.000 Embarques
1º. Lugar: Brasiliense Comissária de Despachos Ltda.
- Entre 1.000 e 5.000 Embarques
1º. Lugar: Logimasters & Dachser Transportes Nac. e Int. Ltda.
- Acima de 5.000 Embarques
1º. Lugar: Expeditors International do Brasil Ltda.
2º. Lugar: DHL Global Forwarding
Premiação Destaque Cadeia Logística
Segmento Automotivo:
Empresa: Delphi Automotive Systems do Brasil Ltda
Agente de Carga: Panalpina Ltda
Transportador Rodoviário: Transportadora Pituta Ltda.
Despachante Aduaneiro: Tito Global Trade Services
Segmento Farmacêutico:
Empresa: Boston Scientific do Brasil Ltda
Agente de Carga: DHL Global Forwarding
Transportador Rodoviário: Transvec Transportes e Armazém Geral Ltda
Despachante Aduaneiro: Haidar Administradora de Comércio Exterior Ltda.
Segmento Tecnologia:
Empresa: Hewlett Packard Computadores Ltda.
Agente de Carga: DHL Global Forwarding
Transportador Rodoviário: Transportadora Fogagnoli Ltda
Despachante Aduaneiro: CEVA Freight Management do Brasil Ltda
Segmento Linha Azul:
Empresa: 3M do Brasil Ltda
Agente de Carga e Despachante Aduaneiro: DHL Global Forwarding
Transportador Rodoviário:Transportadora Transinter Ltda
Segmento RECOF:
Empresa: Samsung Eletrônica da Amazônia Ltda
Agente de Carga e Despachante Aduaneiro: CEVA Freight Management do Brasil Ltda
Transportador Rodoviário: Transportes e Logística Nasif Ltda
Destaque Exportação 2008
Empresa: Dell Computadores do Brasil Ltda.
05/11/2008
Primeiro dia do SCALA 2008 reúne autoridades e empresários
A cerimônia de abertura do SCALA 2008 teve a participação de empresários, representantes de empresas estatais de infra-estrutura aeroportuária e portuária e autoridades do Poder Executivo e Legislativo da Região de Campinas. Em seu discurso inicial, o presidente da comissão organizadora do evento, Luiz Antonio Guimarães, ressaltou a necessidade de uma visão empreendedora regional em tempos de crise internacional. O prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, falou sobre o futuro da região, com as obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos e do trem rápido, que vai ligar Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. Sobre o atual momento econômico, o prefeito garantiu a continuidade das obras com recursos municipais e de novos projetos para alavancar os investimentos privados.
O prefeito de Campinas também criticou a prorrogação do prazo para a entrega do estudo do trem rápido e disse que foi um ?mau exemplo? do Governo Federal, e elogiou o Governo Estadual por manter o cronograma das concessões de rodovias. Já o superintendente nacional de Logística da Infraero, Ednaldo Pinheiro Santos, disse que esse é um momento de apreensão para os funcionários da Infraero, após o anúncio dos estudos para a privatização ou concessão dos aeroportos de Viracopos e do Galeão e falou que é necessário encontrar a melhor maneira de administração para atender os aeroportos de todas as regiões do Brasil. Também na abertura do evento, o presidente do Sindasp (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo) Valdir Santos, afirmou ser necessária a participação de todos os segmentos do comércio exterior nas decisões sobre o novo modelo de administração dos aeroportos.
No primeiro dia do SCALA aconteceram as apresentações do painel ?Infra-Estrutura e Logística na Região Metropolitana de Campinas?, do Case da Infraero ?Os Benefícios da Linha Azul? e do painel ?Global Sourcing?. No primeiro painel, o superintendente de Planejamento de Transportes do Governo do Estado de São Paulo, Milton Xavier, apresentou os projetos de infra-estrutura, transportes e logística de São Paulo para os próximos quatros anos. Entre as principais obras estão a conclusão da parte do Rodoanel até a rodovia Imigrantes, o Ferroanel e os projetos de centro de distribuição na área metropolitana da cidade de São Paulo e no Interior do Estado. A avenida Bandeirante, principal corredor até o Porto de Santos na cidade de São Paulo, vai ganhar mais uma pista para os automóveis e haverá a inversão das pistas destinadas aos caminhões, que passarão para o lado direito da avenida. Na Região de Campinas, haverá a ampliação do anel viário, ligando a rodovia Anhanguera até a rodovia Bandeirantes e o Aeroporto de Viracopos. Na rodovia Dom Pedro, Xavier mostrou os projetos de novos contornos e da pista marginal em toda a extensão da área metropolitana de Campinas.
03/11/2008
SCALA 2008 acontece nos dias 04 e 05 de novembro
O SCALA Simpósio e Feira, que será realizado entre os dias 04 e 05 de novembro, no Royal Palm Plaza Resort Campinas-SP, divulgou sua programação preliminar para a edição 2008, que este ano conta com reforços de interesses internacionais, além dos já esperados temas regionais. Entre os destaques dos painéis está o “Global Sourcing”, a estratégia em que muitas empresas multinacionais têm adotado no sentido de promover um ganho de competitividade, pelo grande poder de redução de custos de produção. Participa deste painel Marcelo Schmitt, advisor do CSCMP e gerente executivo da Gerdau, Ana Gati, diretora de manufatura da Avon e César Arroyo, Bridgestone/Bandag Latin América Suplly Chain Consulting. Já a Câmara de Comércio da Flórida, nos EUA, por meio de seu representante Carlos Mariaca, explanará o tema “Como Constituir e Gerenciar uma Empresa nos Estados Unidos”. Outro tema, ministrado no último dia do evento será “Faça Negócios com a Europa”, apresentado por um representante da Câmara de Comércio da Holanda. Outra tema de extrema importância para o empresariado são: "Planejamento Patrimonial e Tributário”, que apresentará os impactos das mudanças fiscais e trabalhistas, frente à realidade atual judiciária, bem como as formas de proteção da empresa e do empresário frente ao processo de sucessão e os riscos patrimoniais, apresentada por Lucia Helena D'Angelo Mazará, Luís Augusto Baggio, Gestão Legal de Patrimônio, do escritório Emerenciano, Baggio e Associados – Advogados, Luís Augusto Baggio e Eduardo Bocatto, Diretor da Estrutura Humana. Dedicado à Região de Campinas, o painel “Infra-estrutura e Logística na Região Metropolitana de Campinas”, discutirá a atual situação naquela região. O tema será apresentado por Pedro Benvenuto, da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo, por Iêda Maria de Oliveira Lima, Diretora Executiva da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), pelo CIESP Campinas, pela Infraero Aeroporto de Viracopos e pelo Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas). SCALA Simpósio e Feira 2008 Data: 04 e 55 de novembro Local: Salão Imperial do The Royal Palm Plaza Resort – Av. Royal Palm Plaza, 277 – Jd. Nova Califórnia – Campinas – SP. No entroncamento das rodovias Anhanguera e Santos Dumont. Mais informações:
(19) 3243-1251 / (19) 3243-1186
E-mail: [email protected]
Site: www.simposioscala.com.br
03/11/2008
SCALA em sintonia com a causa ambiental
Em sintonia com as demandas das boas práticas ambientais, a 9ª edição do SCALA Simpósio e Feira, promovido e organizado pela Nanquim Comunicação & Eventos, realizará a neutralização das emissões de gás Carbônico. Serão plantadas árvores, na região de Campinas, para suprir cerca de 10% dos valores totais das emissões de CO2, gerados com as atividades do evento. Para a 10ª edição, em 2009, a estimativa é de que 100% dessas emissões sejam neutralizadas. Realizado em Campinas-SP, entre os dias 4 e 5 de novembro, no Royal Palm Plaza Resort, o evento mais importante no setor de Comércio Exterior e Logística do interior paulistano, identificou a necessidade de estar alinhada com esta causa por acreditar no potencial de transformação que cada cidadão possui. “Estamos apenas fazendo nossa parte. São ações pequenas, mas que fazem toda a diferença, por isso a Nanquim acredita que pode ampliar e muito essa participação em seu dia-a-dia, através de medidas básicas, com objetivo de buscar o selo de sustentabilidade”, revela o diretor executivo da Nanquim Comunicação & Eventos, Luiz Antonio Guimarães. A empresa que está desenvolvendo o trabalho de neutralização de carbono é a Agência Ambiental Casa Brasilis, que analisa informações como logística, gastos energéticos com energia elétrica e água de consumo, veículos utilizados por colaboradores e funcionários, entre outros. Através de diversas matrizes de cálculos realizados em uam Calculadora Verde, desenvolvida pela empresa, especialmente para as necessidades brasileiras, são lançados os valores a serem computados para a análise e obtenção dos resultados para a efetivação do laudo tipo Inventário e, então, programas de computador convertem os dados e são encontrados os valores finais para emissão de CO², e consequentemente, o número de árvores a serem plantadas. O próximo passo é plantar o número de árvores estabelecido em locais próprios para esta alocação e zelar por estas mudas por um período de dois anos, para que cresçam e cheguem à idade adulta retirando o gás carbônico do ar. “Seja qual for o meio utilizado para se fazer os inventários, o mais importante sem dúvida é que a Natureza ganha toda vez que se planta uma árvore”, avalia Aglair Celestino, diretora da Casa Brasilis.
30/10/200
Propostas para concessão de estradas paulistas têm deságio de até 54,9%
Foram abertas ontem (29/10), as propostas de licitantes para os lotes da 2ª Etapa do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo. O critério de julgamento da licitação foi o da menor tarifa de pedágio. Os cinco lotes totalizam 1.763 quilômetros de rodovias que receberão investimentos de R$ 8 bilhões. As concessionárias vencedoras também serão responsáveis pela manutenção de mais de 900 quilômetros de rodovias vicinais, sem que haja cobrança de pedágio, condição inédita nas concessões rodoviárias já realizadas no país. A Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) foi executora do processo de licitação da concessão e coordena a Comissão de Processamento e de Julgamento das Propostas. Após a transferência do controle do trecho rodoviário, a ARTESP será responsável pela fiscalização da concessão. A seguir, as propostas vencedoras de cada lote: Corredor Raposo Tavares Consorcio Invepar OAS Tarifa proposta: R$ 0,090525 Deságio sobre a tarifa teto: 16,11% Corredor Marechal Rondon Oeste BR Vias SP Tarifa proposta: R$ 0,064099 Deságio sobre a tarifa teto: 40,59% Corredor Marechal Rondon Leste Consórcio Brasinfra Tarifa proposta: R$ 0,093774 Deságio sobre a tarifa teto: 13,09% Corredor Ayrton Senna / Carvalho Pinto Consórcio Triunfo Participações e Investimentos - TPI Tarifa proposta: R$ 0,048560 Deságio sobre a tarifa teto: 54,9% Corredor D. Pedro I Consórcio Integração Dom Pedro I Tarifa proposta: R$ 0,101414 Deságio sobre a tarifa teto: 6,01%
21/10/2008
Começo de outubro registra superávit na balança comercial
O saldo comercial brasileiro foi de US$ 411 milhões entre os dias 6 e 12 de outubro. Os números da balança comercial brasileira, divulgados pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), da segunda semana de outubro, mostram um superávit de US$ 411 milhões, referentes à diferença entre o valor das exportações e das importações. Nos cinco dias úteis da segunda semana de outubro, a corrente de comércio, que é a soma de todas as exportações e importações, foi de US$ 8,163 bilhões, com uma média diária de US$ 1,633 bilhão. Nesse período, as importações foram de US$ 3,876 bilhões, com uma média diária de US$ 775,2 milhões. Já as exportações chegaram a US$ 3,876 bilhões, sendo a média diária de US$ 775,2 milhões. As estatísticas do comércio internacional brasileiro, nos oito primeiros dias úteis de outubro, apontam um saldo comercial superavitário de US$ 540 milhões. O registro das exportações no período foi de US$ 6,848 bilhões e das importações foi de US$ 6,308 bilhões. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o resultado representa um aumento de 19,4% nas exportações e um crescimento de 40,6% nas importações. Até agora, nos 197 dias úteis de 2008, o superávit teve um acúmulo de US$ 20,196 bilhões, com uma média diária de US$ 102,5 milhões, representando uma queda de 37,8% em relação ao saldo médio diário do mesmo período do ano passado, que foi de US$ 164,9 milhões. Segundo os dados de setembro, divulgados pelo MDIC, as Regiões Norte, Sul, e Centro-Oeste tiveram um crescimento maior do que a média nacional. Em setembro, as exportações brasileiras foram de US$ 20,025 bilhões, um número 22,1% maior do que o registrado em setembro de 2007. Já as importações chegaram a US$ 17,263 bilhões e tiveram aumento de 39,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Nesse mês de setembro, a Região Norte apresentou o melhor índice de crescimento nas exportações, com um aumento de 36,8%, em relação ao mesmo mês no ano passado. A Região Sul teve um crescimento de 36,6% e a Região Centro-Oeste cresceu 27%, em vendas para o mercado internacional. O Estado que se destacou no crescimento de exportações foi o Pará, que faturou US$ 1,092 bilhão.
17/10/2008
Banco Central ganha poderes para fiscalizar empréstimos para comércio exterior
Em reunião extraordinária realizada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), o Governo decidiu dar ao Banco Central poderes para fiscalizar o direcionamento dos recursos de empréstimos em moeda estrangeira para atividades de comércio exterior. A decisão foi tomada para garantir que a ajuda de crédito do Governo seja usada realmente para a exportação. A medida tem o objetivo de facilitar o crédito para exportadores e para empresas com problemas de capital de giro, decorrentes da crise mundial de crédito.
30/09/2008
Aeroporto de Brasília registra recorde de cargas
Os números da movimentação de carga no mês de agosto, divulgados pela Infraero nos aeroportos brasileiros, indicaram um recorde no Aeroporto Internacional de Brasília/Juscelino Kubitschek. A movimentação de cargas nacionais no Terminal Logístico de Carga do aeroporto foi de 581 toneladas, a maior já registrada desde 2004, quando começaram as atividades no terminal. Já na movimentação de carga internacional, foi registrado um crescimento de 50,28%, em relação ao mês de agosto de 2007.
18/09/2008
Romeu Santini reúne representantes do comércio exterior em Campinas
O ex-secretário de Cooperação Internacional de Campinas, Romeu Santini, reuniu autoridades e representantes de vários setores ligados ao comércio internacional durante um café da manhã em Campinas. Estiveram presentes o prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, o superintendente da Infraero em Viracopos, Clóvis Moreira, o presidente do Sindasp (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo), Valdir Santos, o presidente do Cenic, (Centro de Negócios e Informações de Campinas) Márcio Barbado, entre vários empresários e profissionais de comércio exterior da Região Metropolitana de Campinas.
17/09/08
Revista Cargo News discute a privatização dos aeroportos
A revista Cargo News promoveu na manhã dessa quarta-feira (17/09) um debate sobre o processo de privatização e concessão para a iniciativa privada do Aeroporto de Viracopos em Campinas. O encontro aconteceu no Hotel Mercury em Campinas e reuniu o professor da PUC - Campinas, Josmar Cappa, Valdir Santos, presidente do Sindasp (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo) e os diretores do Ciesp/Campinas, José Nunes e Anselmo Riso.
O debate foi mediado pelo diretor da Cargo News, Luiz Antonio Guimarães, com a participação do diretor Comercial, Nilo Peralta e do editor Guto Paschoal. O objetivo do encontro foi discutir as novas perspectivas no segmento de carga do Aeroporto Internacional de Viracopos, após o Governo Federal anunciar na semana passada que deu início aos estudos para a privatização, ou concessão de serviços e áreas de Viracopos e do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão ? Antônio Carlos Jobim.
A principal pergunta para os participantes foi: qual a opinião sobre esse início do processo de privatização, que foi anunciado como parte dos preparativos para a realização da Copa do Mundo em 2014, sempre sob o ponto de vista dos usuários do transporte de carga aérea. O primeiro a falar foi José Nunes. Ele salientou que o interesse da mídia regional e nacional está direcionado aos problemas de passageiros nos aeroportos e o que o setor de carga não é focalizado. Ele disse que o termo correto desse projeto do governo é concessão dos aeroportos e que uma das maiores preocupações é com os custos, que a concessão para a iniciativa privada aumente as tarifas, mas que por outro lado pode haver mais concorrência e causar a diminuição dos preços.
Anselmo Riso disse que todo o processo deve ser bem planejado para definir um modelo ideal de concessão. Valdir Santos também falou em cautela e citou o exemplo do México como um caso em que a concessão para a iniciativa privada causou problemas e promoveu uma ?situação delicada?. O presidente do Sindasp disse que é necessária a participação dos profissionais da área na discussão e que precisa ser ouvida a opinião de representantes do setor.
O professor Josmar Cappa explicou que a privatização ou concessão não vai resolver a situação dos aeroportos e que o maior problema atualmente no Brasil é o modelo centralizador de gestão aeroportuária e que o anúncio do estudo da privatização segue esse mesmo modelo: ?os atores não foram ouvidos, a região de Campinas tem de ser ouvida e é preciso abrir o debate para a comunidade, com as empresas que já estão instaladas há anos na região e perguntar: o que vocês precisam??, afirmou Cappa.
15/09/2008
Volkswagen Caminhões e Ônibus amplia produção em Resende
A fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus de Resende (RJ) inaugura hoje o 3º turno, que vai dobrar a capacidade de produção, de 150 para 300 veículos por dia. A produção de 2008 deverá chegar a 60 mil unidades. Para essa nova etapa, a empresa aumentou a área construída, de 90 mil metros quadrados para 135 mil metros quadrados, incluindo o Centro Logístico e vai gerar 1.300 empregos diretos. A fábrica da Volks em Resende é a maior exportadora automotiva do Estado do Rio de Janeiro e exporta para mais de 30 países da América Latina, África e Oriente Médio. Esse ano a empresa atingirá um recorde de exportações, chegando a 11 mil unidades vendidas no comércio internacional. Para a Argentina, que é o maior mercado importador, está previsto o envio de 4 mil veículos.
15/09/2008
Depoimentos sobre o processo de privatização do Galeão e Viracopos
J. G. Vantine - consultor da Vantine: Powerfull Logistcs Solutions
?A minha opinião como analista, não como operador, é que existem duas visões, duas estratégias: a primeira é a privatização da Infraero e a segunda é a privatização das instalações dos aeroportos. O governo ainda não sabe o que vai fazer, há uma ala que defende a primeira opção e outra que defende a segunda opção, mas o governo não faz uma análise estratégia, faz uma análise política. Eu sou absolutamente contra a privatização e a concessão de aeroportos, não se deve seguir o sistema das estradas. A Infraero tem uma função econômica e social em todos os aeroportos do país e reverte o lucro de alguns aeroportos para aeroporto não lucrativos, como o de São José dos Campos e o de Campo Grande. Sou favorável que haja uma privatização da gestão da Infraero. Um exemplo de sucesso é o caso da Embraer e da Vale, que o governo privatizou, mas mantém a ?golden chair?, a ?ação de ouro? na decisão final. Deveria ser feito um leilão público da Infraero para gerar receitas e manter a ?golden chair? na mão do governo para garantir não só a atividade econômica, mas também a social, que é muito forte. Em minha opinião, sou totalmente contra a privatização e a concessão de aeroportos individuais e sou favorável à privatização da Infraero?
08/09/2008
Depoimentos sobre as privatizações dos aeroportos
A revista Cargo News está repercutindo entre profissionais do setor de Comércio Exterior, o anúncio do Governo Federal para o início dos estudos dos processos de privatizações do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão ? Antonio Carlos Jobim e do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas:
Valdir Santos ? presidente do Sindasp (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo)
?O meu ponto de vista, que já atuo no setor há 40 anos, é que é uma medida interessante e importante. É preciso olhar com muita cautela e fazer muitos estudos. Porque o Brasil não é um país de primeiro mundo. É preciso uma reflexão, será que se não fosse o Governo e a Infraero nós teríamos os aeroportos que nós temos hoje? O segundo ponto é olhar os outros exemplos, como o caso do processo de privatização do Porto de Santos, que agilizou e trouxe investimentos, mas hoje há muitas áreas para poucas e grandes empresas e a situação está meio complicada, com pacotes fechados de mercadorias de várias partes do Brasil. Fica uma interrogação. No caso de Viracopos, sem dúvida, a entrada da iniciativa privada vai dar mais qualidade nos processos, vão se tornar mais ágeis, mas será que com a privatização os valores das armazenagens vão cair? Outras questões que precisam ser resolvidas pelo Congresso Nacional antes da privatização é a situação dos EADs e as novas leis, assim como o caso dos projetos dos aeroportos industriais, Redex, as zonas de processamento de importações e a Linha Azul. Com o processo de privatização, o interessante é trazer competitividade não só para o aeroporto, mas para toda a cidade e a região?.
José Augusto Castro ? vice-presidente da AEB (Associação de Comércio Exterior do Brasil)
?Somos 100% favorável à privatização dos aeroportos do Galeão e de Viracopos. Somos favoráveis também à privatização dos portos, mas se começar pelos aeroportos já é um grande passo. As principais vantagens são: a redução dos custos de logística, redução de tempo e a atração de maior quantidade de carga aérea. Hoje a maior parte da carga se concentra em Viracopos, sendo que o Rio de Janeiro, no Aeroporto do Galeão, tem terminais de cargas e duas pistas para aviões de grande porte que poderiam ser mais usadas, para dividir o movimento. O principal é a mudança para uma mentalidade empresarial para dirigir o comércio exterior do Brasil, porque o comércio exterior é feito por empresas?.
José Henrique Toledo Correa ? 2º vice-diretor do Ciesp/Campinas
?A posição do Ciesp sobre os estudos da privatização é que ela é bem-vinda. Na mão da iniciativa privada será possível fazer os investimentos e as obras com uma velocidade maior, apesar do excelente trabalho da Infraero regional, com pessoas super competentes. O Governo é muito grande, muito lento e o crescimento do Brasil não pode esperar muito tempo. Isso é fundamental para crescermos. Mas só a privatização de Viracopos não vai solucionar todos os problemas de infra-estrutura, de acesso rodoviário, ferroviário, ferroanel, etc. Os problemas de infra-estrutura envolvem soluções muito maiores. Outro ponto importante é que o impacto do processo de privatização não pode acarretar no aumento do preço da carga. Não pode ser feito um processo de privatização como foi feito com as rodovias paulistas, que aumentou o custo Brasil e o custo das empresas regionais. Precisa ser muito bem estudado, são dois pontos principais, de infra-estrutura e de custos. Outro ponto fundamental é que o Aeroporto de Viracopos é um aeroporto de carga e também vai ter aumento de passageiros, e o setor de cargas já está sufocado?.
22/08/2008
MDIC promove encontros sobre Drawback
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), através da Secex (Secretaria de Comércio Exterior) vai inaugurar na próxima quarta-feira (27/08) os ?Encontros de Drawback?, para levar informações aos agentes de comércio exterior sobre a utilização do sistema. O objetivo é prestar esclarecimentos sobre as formas de utilização das diversas modalidades de drawback. Estão programados quatro encontros semanais, sempre às quartas-feiras, em Brasília, no auditório do MDIC, que fica na Esplanada dos Ministérios, Bloco J. A série de encontros será aberta com uma palestra das 10h às 11h sobre as normas e procedimento do regime aduaneiro especial de drawback e logo após os palestrantes vão responder perguntas dos participantes. Na parte da tarde estão programados os despachos executivos, para esclarecimentos de procedimentos específicos. A participação no encontro é gratuita. Os interessados podem se inscrever através do email: . Cada encontro semanal vai receber 50 inscrições, com limite máximo de três representantes por empresa.
14/08/2008
Congresso de Supply Chain do IBPSC
O IBPSC (Instituto Brasileiro de Profissionais de Supply Chain) promove no dia 26 de Setembro de 2008, o 1º Congresso de Supply Chain no Hotel Blue Tree Towers, na avenida Faria Lima em São Paulo. Os palestrantes são gerentes, diretores e vice-presidentes de grandes empresas como, Mitsubishi, Danisco, IBM, Lenovo, GE, Editora Abril, BASF, JV (Coca-Cola), Johnson Controls, Probel, Novartis, Hypercom e Avon. Além das palestras de abertura, os congressistas poderão escolher mais 06 palestras entre as 12 que ocorrerão simultaneamente em dois auditórios. Maiores informações e inscrições na página: www.ibpsc.net
11/08/2007
O Estado de São Paulo reponde por 26,79% das exportações
Em julho o Estado de São Paulo exportou US$ 5,478 bilhões, o que representa 26,79% das exportações brasileiras e se manteve como o estado da federação que mais vende produtos no comércio internacional. Os números de julho de 2008, divulgados pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), revelam que os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal exportaram US$ 20.453, com um aumento de 38,6% em relação ao mês de julho de 2008. A Região Sudeste (Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo) é responsável por 53,6% das exportações brasileiras. A Região Sul está em segundo lugar com 23,7%. A Região Centro Oeste teve o maior crescimento nas exportações, com aumento de 120% em relação a julho de 2007.
29/07/2008
Entre em vigor o rodízio de caminhões em São Paulo
Com um saldo de 476 multas e redução na lentidão do trânsito, começou ontem o rodízio de placas de caminhões determinado pela Prefeitura de São Paulo. A lei é polêmica e sindicatos e representantes de transportadoras alegam que a medida vai trazer prejuízos e outros congestionamentos na rodovia Anchieta. O maior índice de redução foi de 74% na avenida Bandeirantes, em relação ao dia 30 de julho de 2007, que caiu numa segunda-feira, segundo a Secretaria Municipal de Transportes. O Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral Paulista (Sindsan) entrou na Justiça, com mandado de segurança, contra o município de São Paulo, para a liberação do tráfego integral no corredor das exportações, através das marginais Tietê e Pinheiros e da avenida Bandeirantes
29/07/2008
Novos benefícios pele regime Ex-tarifário
Na edição do dia 29 de julho do Diário Oficial da União, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) publicou a lista com 141 equipamentos que passam a ser beneficiados com a redução de alíquotas de impostos de importação. As medidas entraram em vigor no mesmo dia da publicação. São 134 bens simples (com apenas um maquinário ou equipamento) e sete sistemas integrados (conjunto de máquinas e equipamentos). A redução da tarifa de importação foi para 2%, com validade até o dia 31 de dezembro. O regime Ex-tarifário é um mecanismo usado pelo governo para incentivar a produção e é aplicado em produtos e equipamentos que não são fabricados no Brasil.
28/07/2008
Exportações brasileiras batem recorde semanal
Na quarta semana do mês de julho, do dia 21 ao dia 27, a balança comercial brasileira bateu recorde histórico de melhor desempenho semanal na exportação. Naquela semana, as exportações somaram US$ 5,431 bilhões, com a média diária de US$ 1,086 bilhão. Nesse mesmo período, as importações foram de US$ 3,993 bilhões, com uma média diária de US$ 798,6 milhões. O superávit nesse período, com a diferença ente as exportações e as importações, foi de US$ 1,438 bilhão.
28/07/2008
União Européia habilita 33 produtores de carne bovina
Foram habilitados 33 Estabelecimentos Comerciais Aprovados no Sisbov (ERAS) em cinco estados brasileiros para exportação de carne bovina ?in natura? aos países da União Européia. São 123 propriedades e agora Minas Gerais é o estado que tem a maior quantidade de ERAS, passando de 65 para 80. O estado de Mato Grosso está em segundo lugar, saltando de sete para 12 e o Rio Grande do Sul é o terceiro colocado, subindo de 10 para 13 estabelecimentos, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
03/07/2008
Segundo dia do Fórum Brasil começa com palestra sobre logística
O coordenador de Logística e Promoção das Exportações da Secex (Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento), José Manoel Cortinas Lopez, abriu a rodada de palestras no segundo dia do 3º Fórum Brasil Comex em Santos. O representante do MIDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) apresentou o tema ?Logística e Competitividade no Comércio Exterior Brasileiro?. Lopez apresentou as ferramentas eletrônicas de consulta na Internet, na página do MIDIC, falou sobre as macrometas do PDP (Política de Desenvolvimento Produtivo) e mostrou números do comércio exterior brasileiro.
?O comportamento nos últimos dez anos apresenta números pujantes, com aumento de exportações, importações e da corrente do comércio. Mas há problemas, o saldo das transações voltou a ser deficitário?. Para contornar essa situação, Lopez disse ser necessário aumentar os investimentos e incentivar as micros e pequenas empresas. Sobre logística, ele afirmou que a iniciativa privada e o Governo devem trabalhar juntos, cada um na sua função e que o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) já prevê essa integração.
Na seqüência do Fórum, aconteceu a apresentação do case da Fundação Settaport, com o diretor de Comunicação e Marketing, Antônio Biz. Depois foi apresentado o painel ?Impactos do PAC no Setor Portuário?, com o deputado federal Márcio França, o diretor do Curso de Comércio Exterior da Unimes, professor Hélio Fernandes Hallite e o vice-presidente da Associação Comercial de Santos, Virgílio Pina Filho. O professor da Unimes fez algumas críticas ao PAC e disse que muitos problemas antigos ficaram sem resolução.
Já o deputado Márcio França falou sobre as necessidades de ampliação portuária no litoral de São Paulo, para atender as novas demandas de etanol, de petróleo e gás, descobertas recentemente na Bacia de Santos. ?Só o etanol já demandaria, junto com o minério, teríamos naturalmente uma explosão em termos de porto. É uma questão de estarmos preparados tecnicamente para tudo isso?, disse o deputado. A última palestra do dia foi apresentada por Rodrigo Vilaça, diretor-presidente da ANTF (Associação Nacional de Transportadores Ferroviários), com o debatedor Washington Soares, vice-presidente de Transporte Ferroviário da CBC (Câmara Brasileira de Contêineres, Transporte Ferroviário e Multimodal).
02/07/2008
Prefeitos das cidades portuárias abrem o 3º Fórum Brasil Comex
A terceira edição do Fórum Brasil Comex foi aberta na tarde dessa quarta-feira em Santos, com as presenças dos prefeitos de Santos, João Paulo Papa, de Guarujá, Farid Said Madi e de Cubatão, Clermont Silveira Castor. Na mesa da cerimônia de abertura também estavam presentes o diretor de Relações Institucionais da Libra Terminais, Martin Alexandre Aron, o presidente da Associação Comercial de Santos, José Moreira da Silva, a superintendente da TVB, Cláudia Rei e o diretor de Infra-estrutura e Serviços da Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo), Paulino Moreira.
Na abertura do evento, Claudia Rei, superintendente da TVB, realizadora do Fórum, agradeceu a presença dos convidados e disse que os painéis vão enfocar os novos projetos e os investimentos privados no Porto de Santos. Na abertura, o prefeito de Cubatão, Clermont Castor, falou sobre a integração entre as prefeituras das cidades próximas e que fazem parte do porto. Sobre Cubatão, o prefeito disse serem necessários novos projetos retroportuários para que a cidade não seja somente parte do caminho para se chegar ao porto. Sobre os acessos ele afirmou que ?alguns projetos já estão em andamento para melhorar o tráfego, como a duplicação da rodovia e da construção de uma ponte sobre a linha ferroviária?.
Logo após a abertura foi realizado o primeiro painel, sobre cidades portuárias, com Sérgio Aquino, secretário Municipal de Assuntos Portuários e Marítimos da Prefeitura de Santos, Ricardo Lascane, secretário de Indústria, Comércio, Porto e Desenvolvimento de Cubatão e Mauro Scafuzca, secretário de Planejamento e Gestão Financeira da Prefeitura de Guarujá. Sérgio Aquino abriu os debates falando sobre os projetos de ampliação do atual Porto de Santos, sobre o futuro Porto Barnabé-Bagres e sobre os projetos de revitalização da antiga área portuária, onde nasceu a cidade de Santos. Sobre o projeto Barnabé-Bagres, ele disse ser fundamental discutir sobre a acessibilidade ao novo porto. ?Como é que nós vamos fazer a integração viária, ferroviária, os acessos para aquela região? Pouca gente fala disso?, comentou Aquino.
O primeiro dia do Fórum continuou com a apresentação do case Incatep, sobre ?Novos Portos, Novas Competências?, com João Gilberto Campos. O último painel do primeiro dia discute os investimentos privados no setor público.