Search
11 setembro 2016
  • :
  • :
Portal de notícias de Logística e Comércio exterior
Match Center apresenta as casas de apostas que aceitam cartão de crédito
Expo scala

SEP promove mudanças na presidência da Codesp

José Alex Botêlho de Oliva, novo presidente da Codesp. Divulgação Antaq

José Alex Botêlho de Oliva, novo presidente da Codesp. Divulgação Antaq

O engenheiro Angelino Caputo e Oliveira já não é mais presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).  Promovendo uma série de mudanças na estatal portuária, o novo Ministro-chefe da Secretaria de Portos Helder Barbalho, exonerou Caputo na última sexta-feira (06). Ele será substituído pelo também engenheiro José Alex Botêlho de Oliva, ex-diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).

Outros dois diretores da Companhia também perderam seus cargos, são eles:  Alencar Severino da Costa (Administração e Finanças) e Paulino Moreira Vicente (de Engenharia), funcionário de carreira. Em seus lugares assumem, respectivamente, Celino Ferreira da Fonseca e Antônio de Pádua de Deus Andrade. Os dois nomes se unem aos diretores nomeados em setembro último, Cleveland Sampaio Lofrano (Operações Logísticas) e Francisco José Adriano (Relações com Mercado e a Comunidade), completando o time do novo primeiro escalão da Codesp.

Conforme divulgado pelo Sindiport em seu site, o presidente do sindicato disse que as substituições já eram esperadas e confirmam a intenção do ministro em promover uma reforma administrativa na Docas paulista. “A troca de comando na Codesp era apenas uma questão de tempo após o ministro Helder Barbalho assumir a SEP e faz parte de um processo natural em termos de administração pública”.

Com as modificações, o sindicalista espera que a Autoridade Portuária tenha mais autonomia para gerir os destinos do maior porto da América Latina. “É importante que a empresa seja soberana e mais independente sob o ponto de vista administrativo, com políticas de gestão bem definidas, voltadas para a obtenção de resultados através da interação com os usuários do porto, e principalmente em absoluta harmonia com seus empregados”.

 Currículos

Alex Botelho é proprietário e diretor da Consultoria, Treinamento e Assessoria Empresarial Eireli, empresa individual de responsabilidade limitada e natureza empresarial, sediada no Rio de Janeiro. Também é professor na Fundação Getúlio Vargas, na mesma cidade e em São Paulo, onde leciona desde 1998.

Na Antaq foi superintendente de Navegação Interior, entre outubro de 2006 e agosto de 2011. Engenheiro Civil formado na Universidade de Brasília (UnB) com mestrado em Engenharia, Transportes e Logística, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Alex Botêlho também esteve à frente da Secretaria de Fomento para Ações de Transportes, entre fevereiro de 2003 e abril de 2004.

Conterrâneo de Helder Barbalho, Antônio de Pádua de Deus Andrade deixa a Secretaria de Obras do Município de Marabá, sudoeste de Belém do Para.

Por sua vez, o administrador de empresa e engenheiro que construiu carreira na área de Tecnologia da Informação (TI), Celino Ferreira da Fonseca vinha atuando como consultor no Rio de Janeiro, onde está sediada a empresa Celino Ferreira da Fonseca Instalações e Manutenção ME, da qual é proprietário.

Redação Cargo News com informações da Sindiport




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *