Links
Linha Quente
Saiu pela culatra
Ironia do destino. A propaganda que questiona a qualidade da carne brasileira na Europa, liderada pela Irlanda, ajudou a aumentar as exportações do produto para os países da União Européia. Temendo uma ampliação no embargo, que não aconteceu, importadores aceleraram as compras no mês de outubro, fazendo com que o volume de carne in natura subisse mais de 55% em relação ao exportado no mesmo período do ano passado. Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), a receita com as vendas cresceu 107,8%, para US$ 319,9 milhões no mês passado.
TEV leiloado

A Codesp alterou o modelo de licitação e decidiu leiloar o Terminal de Exportação de Veículos (TEV), instalado no Porto de Santos ao lado do Tecon da Santos Brasil. A empresa privada financiou parte da obra e opera o TEV até o vencedor da licitação pública assumir o controle. A partir de agora, a Codesp entrará em contato com a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) para mais informações que permitam elaborar novamente o Termo de Referência prevendo a modalidade Leilão. Após definição, o novo termo será submetido à aprovação da Antaq para, então, estabelecer a data do Leilão.
Bye Bye Siscomex
O Novoex, sistema que substituirá o Siscomex no módulo exportações, já está pronto para ser homologado. O sistema está em fase de testes e sua definitiva depende destas avaliações e adaptações dos órgãos anuentes às mudanças. Foram realizadas alterações na infra-estrutura do sistema e permitem a integração entre a Secex e a Receita Federal. Esta integração facilita a adoção da nota fiscal eletrônica, que deve substituir os documentos exigidos atualmente em um prazo de três a quatro anos.
Exportações desaceleradas
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) registra mais um mês de exportações desaceleradas dos veículos brasileiros. Apesar da alta de 8,5% no faturamento, em relação a outubro do ano passado, o volume físico registrou nova queda de 4,7% no segmento de veículos e 30% no segmento de tratores de roda e colheitadeiras. Segundo informações da Anfavea, o aumento em valores reflete reajuste de preços nos mercados externos, enquanto que a redução das unidades exportadas deve-se a razões de competitividade, tais como taxas ainda elevadas para crédito à exportação e tributos que oneram as vendas ao exterior.
Corre Brasil
Muito embora as exportações brasileiras estejam registrando aumentos superiores a média mundial, a Organização Mundial de Comércio (OMC) detectou que as vendas do país não conseguem acompanhar o aumento registrado na média dos países da América do Sul. Segundo dados da OMC o Brasil ainda fica atrás de países emergentes como China, Índia, México e Rússia.
Novo nas estradas
A Michelin lança no mercado brasileiro o pneu XDE2 com câmara, voltado para o transporte rodoviário de carga. O novo modelo permite um rendimento quilométrico superior em até 20% em primeira vida, se comparado com o modelo antecessor, o XT5. O fabricante garante que o XDE2 é mais resistente. O novo pneu já é comercializado nas revendas Michelin desde a segunda semana de novembro.
Logimasters + Dachser
A Logimasters acaba de firmar uma joint-venture com a empresa alemã Dachser. Com o acordo, a Logimasters deixa de ser uma empresa 100% brasileira. Uma nova empresa será criada, a Logimasters and Dachser. A expectativa inicial é de que a receita anual da nova companhia supere R$ 130 milhões.
Centro Logístico otimizado


A transação final só poderá ser calculada definitivamente após a conclusão, baseada na finalização das contas incluindo provisões, como é de costume em transações deste tamanho. De acordo com informações da empresa, a nova parceira vai otimizar a operação no novo Centro Logístico da Campos.
Exportando consultoria
AA NeoGrid acaba de firmar uma nova parceria com a empresa de consultoria Goldratt Consulting Limited. Com esta parceria, a Neogrid passará a exportar suas soluções para grandes corporações de manufatura onde a Goldratt Consulting tem atuação, em todo o mundo.
Rio de petróleo


O Terminal de Rio Grande da Petrobras Transporte, localizado no porto do Rio Grande, realizou a maior descarga de petróleo da sua história. A operação durou três dias. Com capacidade máxima esgotada, o navio de bandeira grega Amazon Explorer descarregou cerca de 84 mil m³ de petróleo, para a refinaria gaúcha Ipiranga no início de novembro. Segundo informações do porto gaúcho, a operação só foi possível de ser realizada após a construção de um novo berço de atracação no terminal, que capacitou o porto para receber navios com 40 pés de calado.
Frases que importam...
                                                                                                               ...E exportam
“O homem, para viver, respira. A nação, para crescer, exporta.”



Osvaldo Freitas Barbosa, superintendente de fiscalização das operações da Codesp-Porto de Santos
CargoNews © 2006 - Todos os direitos reservados