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Trade: Prontos para fazer a América
JAS Brasil aproveita o bom momento e já se prepara para inaugurar escritório que centralizará as operações nos países latinos a partir de 2007
    Luigi Valentino é presidente da JAS Brasil, mas deve deixar este cargo a partir de 2007 para aceitar um desafio ainda maior. O empresário deve assumir, ainda no Brasil, a direção do primeiro escritório que centralizará os negócios da JAS Forwarding Worldwide na América Latina. São Paulo foi a cidade escolhida para sediar a representação latina da empresa. François Xavier Mollet, que hoje faz parte da direção da empresa, deve assumir a Direção Geral da filial brasileira multinacional.
    Atualmente, a JAS está presente em quase todos os países latino-americanos, com exceção da Bolívia e do Paraguai. Um Corporate Office para os assuntos latino-americanos aumentará a atuação nos países, fortalecendo o trabalho da empresa em todo o mundo.
    No mercado mundial, a JAS Forwarding Worldwide é uma das mais novas entre as grandes empresas que atuam no mesmo segmento. Os 28 anos percorridos pela empresa italiana foram bem traçados e a levaram rapidamente para uma posição de destaque no mercado mundial. Primeiramente, a JAS amadureceu no mercado italiano e 10 anos depois da fundação, na cidade de Milão, a empresa já era líder do ranking de agentes de carga na Itália. A partir de 1985, a empresa se espalhou rapidamente pelo mundo e hoje está implantada em todos os continentes, distribuída em 190 escritórios.

    A guinada no Brasil

    Os negócios da JAS feitos a partir de São Paulo, tiveram início na década de 90. Em pouco mais de 15 anos de trabalho no Brasil, a JAS se estabeleceu em 12 Estados com escritórios e agentes nas principais cidades e nos principais portos e aeroportos do país.
    Grande parte deste crescimento foi registrado a partir do ano 2002, quando uma nova diretoria assumiu os trabalhos, levando a JAS Brasil para as principais cidades do país. “Até 2001, a JAS Brasil estava presente somente em três cidades: Manaus, São Paulo e Rio de Janeiro”, afirma François Xavier. “Nós passamos a investir em reestruturação e abertura de representantes. Hoje estamos com 14 filiais no Brasil”, completa. Junto com as novas filiais, a JAS aumentou consideravelmente sua equipe de trabalho. O número de funcionários contratados mais que dobrou nos últimos três anos, eram 80 funcionários contratados em 2001 e atualmente são 180. Segundo Valentino, a JAS Brasil conseguiu manter o crescimento ao longo dos anos e se consolidar no mercado brasileiro estabelecendo fiéis parcerias comerciais. “Nós não somos uma empresa que tem o preço como base dos seus serviços. Mas, conseguimos conquistar e tornar fiéis os clientes pela qualidade e pela personalização dos serviços”, afirma.

    Colher os frutos

    A JAS Brasil apresentou um crescimento de 40% no faturamento de 2005, se comparado com 2004. As projeções para 2006 apontam uma evolução na ordem de 35%. Em 2006, a JAS quer continuar a aumentar sua estrutura expandindo suas filiais, principalmente no nordeste do Brasil. “Este é o momento em que a empresa deve começar a colher os frutos dos investimentos dos últimos anos”, afirma Valentino.

    Alavanca para as exportações

    A empresa busca, neste ano, um equilíbrio no trabalho com cargas exportadas e importadas. Valentino acrescenta ainda que o país tem um potencial enorme de crescimento, basta estar atento às oportunidades. E a atenção especial da empresa em 2006 vai para as cargas de exportação, que hoje correspondem a 35% das operações.
    Deste total, 80% das cargas deixam o país por modal marítimo, onde a JAS mantém contratos com os principais armadores de primeira linha, garantindo a satisfação dos clientes que com ela operam. Para as cargas importadas, a empresa apresenta índices equilibrados de uso dos modais. Toda a carga trazida ao Brasil e operada pela JAS, 55% vêm através do modal aéreo e 45% entram pelos portos, de navio. Entre cargas importadas e exportadas, 65% são operadas por modal aéreo e 35% por modal marítimo. A JAS Brasil continua investindo no país, em vários produtos tanto de importação e exportação quanto em logística, desembaraço aduaneiro e seguro.
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