A disputa mundial do mercado de encomendas expressas
O mercado mundial de entrega de encomendas expressas é disputado por grandes empresas especializadas nessa área e por empresas de transporte aéreo de passageiros que também oferecem esse tipo de serviço. Entre as empresas globais que são focadas nesse segmento estão a DHL Express, a UPS e a FedEx Express, que disputam as primeiras colocações no ranking desse mercado. Em comum, todas as empresas divulgam que são líderes mundiais no segmento, com cada empresa empregando uma forma de afirmação, que são baseadas em diferentes indicadores.
Segundo os comunicados para a imprensa das empresas, a DHL é ?líder no mercado global de logística e entrega expressa internacional?; a UPS ?é a maior empresa de entregas de pacotes do mundo e a líder global de serviços de cadeia de suprimentos? e a FedEx ?a maior empresa de transporte expresso do mundo e a maior provedora de soluções logísticas globais?.
E o Brasil é um importante consumidor desse tipo de serviço. As empresas não divulgam números locais, divididos por regiões específicas. Mas outros indicadores mostram que há um mercado em crescimento, como a ampliação da mais de mil metros quadrados da área de armazéns da FedEx em Viracopos, onde está sediada a base da FedEx no Brasil e o projeto de ampliação do Terminal de Courier da Infraero no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, também chamado de TECO. Com a crise financeira mundial, deflagrada nos últimos três meses, as empresas estão revendo os planejamentos e as previsões de crescimento, mas ainda não foram divulgados balanços pós-crise, mudanças de estratégias ou cancelamentos de investimentos.
Memphis -Tennessee
A Direção do Distrito Mercosul da FedEx Express está localizada em Viracopos, onde são coordenadas as operações do Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. A divisão da FedEx América Latina e Caribe atua em mais de 50 países do Continente, com cerca de 3 mil empregos. As operações da região conectam esses países aos outros 220 países da área de atuação da FedEx.
O responsável no Brasil é o brasileiro Carlos Ienne, diretor executivo de Operações para o Brasil e Cone Sul. No Brasil a empresa atende em quatro cidades: Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
São cinco vôos semanais na aeronave 1 MD11 e mais quatro vôos por semana no sistema ?code share? com a VarigLog (Boeing 757). No Brasil existem 35 centros autorizados de envio FedEx, com cerca de 150 veículos e 530 funcionários.
A sede mundial da FedEx está localizada em Memphis, no Estado de Tennessee, nos Estados Unidos. Em todo o mundo são 1401 centros operacionais, com 10 hubs expressos aéreos. A frota é de 44 mil veículos motorizados e a frota aérea é de 669 aeronaves. A FedEx opera em 375 aeroportos do mundo. O faturamento mundial da FedEx Express em 2007 foi de US$ 22,7 bilhões (incluindo a FedEx Trade Networks). Segundo a FedEx, em 2007 a empresa teve um volume de serviço diário de 3,3 milhões de remessas por dia.
Centenária
O faturamento total da UPS em todo o mundo, no ano de 2007, foi de US$ 49,7 bilhões, sendo que US$ 41,3 bilhões são resultados de operações expressas (em 2006, o total do faturamento em operações expressas foi de US$ 39,5 bilhões). De 2006 para 2007, a receita consolidada subiu 4,5%. A área de atendimento abrange 200 países. ?Em 2007, a UPS atingiu, durante o ano, suas metas de acordo com a previsão realizada em um ambiente de desafios crescentes?, diz Scott Davis, Chairman e CEO da UPS. Em 2007 a companhia entregou um número recorde de 3,97 bilhões de pacotes, com uma média de 15,8 milhões de pacotes por dia.
A frota de aviões próprios da empresas é de 265, com mais de 300 aviões fretados. Segundo a empresa, a UPS é a 9ª maior companhia aérea mundial e é a maior empresa de entregas expressas. No mundo são 1.800 Centros de Distribuição. Em 2007, a UPS completou 100 anos de fundação.
A UPS se estabeleceu no Brasil em 1995 e hoje trabalha com cerca de 600 funcionários e uma frota de 81 carros, caminhões e motos. Os setores da UPS Brasil são: UPS Express Services. UPS Air Cargo, UPS Capital Business Credit e UPS Supply Chain Solutions. A sede da UPS Brasil é em São Paulo, onde são coordenadas as operações em 20 Centros de Distribuição no país. A presidente da UPS Brasil é Nadir Moreno.
Os aeroportos servidos pela UPS são: Viracopos em Campinas, Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Guarulhos, Goiás, Manaus, Navegantes, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e Vitória. Os portos onde a UPS atua são: Santos, Rio de Janeiro, Vitória, Salvador, Manaus, Pecém, São Francisco do Sul, Itajaí, Paranaguá, Rio Grande, Suape e Recife. As operações na alfândega são feitas em 20 cidades brasileiras.
Correio alemão
Em 2007, a DHL teve uma receita de 63,5 bilhões de Euros. A empresa é uma marca do Deutsche Post World Net, que reúne as empresas integradas Deutsche Post, DHL e o Postbank. A empresa surgiu a partir do antigo correio estatal da Alemanha que passou por processos de privatização e abertura de capital em bolsa de valores. Segundo a DHL, a empresa é líder no mercado global de logística e entrega expressa internacional, com especialidade em fornecer soluções inovadoras e personalizadas para os clientes. Os principais serviços oferecidos são: frete expresso (aéreo, marítimo e transporte terrestre), soluções logísticas e serviços postais internacionais. A rede global da DHL tem cerca de 300 mil funcionários e está presente em mais de 225 países.
Em setembro, a DHL Express concluiu o processo de expansão do Centro de Distribuição da Ásia Central, em Hong Kong, onde foram investidos US$ 210 milhões. O Central Asia Hub (CAH) é o primeiro centro de distribuição expressa de grande escala automatizado da região Ásia-Pacífico e um dos primeiros centros de distribuição intercontinental da empresa. Com a expansão, o CAH dobrou de tamanho, chegando a 35 mil metros quadrados. O Central Asia Hub está localizado no Aeroporto Internacional de Hong Kong e a partir de 2008 passa a ter a capacidade de processar 40 milhões de remessas anuais.
O investimento feito em Hong Kong está relacionado à importância atual da Região Ásia-Pacífico, para os clientes e para os negócios da DHL Express. As importações do mercado asiático para o Brasil cresceram cerca de 30% nos sete primeiros meses de 2008 e foi o maior índice de aumento de importações da Ásia registrado por um país latino-americano.
A diretora de Operações da DHL, Mirele Griesius Mautschke, respondeu algumas perguntas para a revista Cargo News, antes do impacto da crise mundial, sobre o cenário do segmento de encomendas expressas no Brasil:
CN: O mercado brasileiro de encomendas expressas está em crescimento?
Mirele: Sim. A economia está aquecida e as metas traçadas pelo governo, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, é de elevar para US$ 180 bilhões as exportações para 2008, contra a previsão anterior de US$ 172 bilhões. Este é um exemplo para mostrar que isso tem reflexo no mercado de importação e exportação. Outro exemplo que pode ser usado para mostrar o crescimento do nosso setor é o ?e-commerce?. O comércio eletrônico no Brasil vive um momento de expansão.
Há aproximadamente cinco anos, o comércio eletrônico vem dando saltos em crescimento logo nos primeiros meses do ano. Para se ter uma idéia, de acordo com acompanhamento que a consultoria ?e-bit? faz do setor, no primeiro trimestre de 2004, houve um crescimento de 46% no faturamento do período de janeiro a março em relação a 2003. Este ano, o crescimento foi de 49% a mais do que os mesmos três primeiros meses de 2007, o que significa um faturamento de R$ 1,84 bilhão, contra R$ 1,23 bilhão no ano passado.
CN: As entregas expressas estão relacionadas com o aumento das importações no Brasil? Como a empresa está se adequando ao aumento das importações?
Mirele: O aumento das remessas expressas e importações é um processo onde ambos os fatores estão intrinsecamente ligados. O aumento de produtos importados gera demanda por remessas expressas e este serviço, realizado de forma adequada, com qualidade e atendendo as expectativas dos clientes, auxilia no crescimento do interesse por essa forma de remessa.
A DHL Express registrou um aumento de 17% nas demandas de importações no mês de agosto, no Brasil. Para tanto, a empresa se mantém em constante processo de estruturação para atender um mercado cada vez mais exigente. Nós trabalhamos para dar suporte integral aos negócios dos nossos clientes. O fato de estarmos em todas as capitais brasileiras, por meio de filiais ou agentes, facilita o atendimento. Além disso, desenvolvemos produtos, operações e atendimento personalizado de acordo com a demanda de nossos clientes.
O cenário internacional também tem reflexo no mercado nacional. Para se adequar ao aumento das importações, por exemplo, a DHL inaugurou em maio dois hubs, um em Leipzig, na Alemanha, que recebeu investimentos de 70 milhões de Euros e outro no Panamá, fruto de um investimento de US$ 4,5 milhões e que aumentou a capacidade de operações da DHL em 250% no comércio entre os EUA e os países andinos. Além disso, a DHL expandiu recentemente o seu centro de distribuição em Hong Kong, um investimento de US$ 210 milhões e que visa aumentar o volume de processamento de remessas na região.
CN: Como está a infra-estrutura para encomendas expressas no Brasil?
Mirele: O mercado de comércio exterior está em constante evolução tendo em vista volume de mercadorias, empresas envolvidas e regulamentações. A DHL Express possui infra-estrutura diferenciada, com forte atuação também no mercado doméstico, atendendo 1.540 cidades, operação não realizada por seus principais concorrentes no segmento de transporte expresso.
Com 57 pontos de atendimento ao cliente, dentre nossa rede de filiais, prestadores de serviços e agentes credenciados, a presença organizada em várias partes do país também permite à DHL realizar serviços de entrega de encomendas ou mesmo de entrega e retirada simultâneas de encomendas de alto valor agregado (logística reversa), para empresas que precisam primar pela assistência técnica ágil, confiável e eficiente.
A DHL Express oferece ainda serviços que auxiliam no processo burocrático em operações de importação e exportação, diminuindo o tempo de desembaraço alfandegário. Para atender aos diversos tipos de demanda, a empresa também se propõe a desenvolver processos de entrega especiais, customizados de acordo com exigências e peculiaridades de segmentos específicos, tudo com ferramentas exclusivas que permitem rastreamento em tempo real e emissão de relatórios personalizados.
No Brasil, a DHL ainda lançou os serviços de entregas expressas com hora marcada: DHL Express 10:30 e DHL Express 12:00. Encomendas e documentos enviados a partir do Brasil pela DHL Express chegam aos seus destinos nos Estados Unidos às 10h30 e em países da América Latina às 12h, garantindo mais agilidade aos processos empresariais. Enquanto isso, o serviço DHL Import Express registrou crescimento de 11% no volume nos últimos dois anos, fatores que comprovam a infra-estrutura da empresa para atendimento do mercado doméstico.
?A empresa também se propõe a desenvolver processos de entrega especiais, customizados de acordo com exigências e peculiaridades de segmentos específicos?
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CN: Algumas empresas afirmam que as encomendas expressas no Brasil não são tão expressas assim, porque o tempo de liberação é muito longo. Quais os principais problemas nesse segmento e o que deveria ser feito para melhorar?
Mirele: Para agilizar os processos e ajudar no tempo de liberação alfandegária, qualquer usuário pode contratar os serviços da DHL Express para realizar os despachos aduaneiros de importação formal. Como o próprio nome diz, a modalidade de desembaraço expresso é o mais rápido dos serviços disponíveis. A contratação de uma empresa que pode cuidar de todas as etapas e processos necessários na liberação alfandegária pode ajudar o cliente a agilizar suas entregas.
Ocorre que, em casos específicos, faz-se necessária a apresentação de documentos complementares exigidos pelos órgãos que intervêm no processo de liberação alfandegária. Logo, o processo de liberação ficará suspenso até que os documentos sejam devidamente apresentados. Ainda assim, a modalidade de liberação não deixará de ser expressa, ressalvadas as exceções.
Quanto às melhorias, importante destacar que a DHL Express atua proativamente na agilidade da liberação dos seus processos de forma transparente e em consonância com as normas legais. Ademais, a DHL tem como objetivo aprimorar seus processos por meio de estudos e análises que motivam a mudança de normas, e, conseqüentemente, a forma de trabalhar.
CN: Quais os planos e projetos da DHL Express para as operações no Brasil?
Mirele: A DHL Express está implementando um plano de expansão que busca o desenvolvimento de novos produtos e serviços de acordo com as necessidades dos diversos tipos de consumidores e negócios, investindo em novos sistemas e na manutenção dos já existentes. Hoje, a DHL conta com 57 pontos de atendimento entre lojas próprias, filiais e prestadores de serviços, entre eles, um ponto de atendimento recém inaugurado no sofisticado Shopping Cidade Jardim. Em 2008, a empresa espera um incremento de 20% no faturamento com remessas no mercado doméstico, uma das principais apostas da DHL Express.
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