Transparência nas relações de trabalho

O encontro foi realizado no final de dezembro

O encontro foi realizado no final de dezembro

Todo empregador deve se preocupar com a manutenção de prontuários completos, contendo documentação bem elaborada e clara o suficiente para, em caso de Reclamação Trabalhista, demonstrar a realidade cotidiana do contrato de trabalho. Isso, contudo, não é suficiente para evitar que o volume de ações trabalhistas se eleve. Uma das maneiras mais eficazes de diminuir o número de demandas desta natureza é a promoção de reuniões destinadas a esclarecer aos empregados os procedimentos que a empresa adota, e como funciona a legislação. Com base nisso, os profissionais da Dias, Biscassi & Inoue Advogados realizaram um encontro com o tema “Transparência nas relações de trabalho”, no final de dezembro.

Muitas vezes, a falta de conhecimento por parte do empregado acerca do que dispõe o ordenamento jurídico o leva a imaginar que a empresa o está “enganando”, ignorando direitos seus, mesmo quando ele recebe mais do que a lei lhe garante. A falta de transparência ocasiona a sensação de que a Companhia, ainda que cumpridora cuidadosa de seus deveres, suscite a desconfiança dos contratados, sempre atentos às inúmeras informações que lhes chegam aos ouvidos pelos incontáveis meios de comunicação disponíveis na atualidade – informações que nem sempre são capazes de compreender adequadamente.

De acordo com o dr. Marcelo, é de suma importância que as empresas dediquem tempo ao diálogo com os seus colaboradores

De acordo com o dr. Marcelo, é de suma importância que as empresas dediquem tempo ao diálogo com os seus colaboradores

“É de suma importância que as empresas dediquem tempo ao diálogo com os seus colaboradores. Por essa via, é possível detectar os pontos em que há desconforto e promover a melhoria contínua, evitando que entraves pequenos se transformem em desgastantes contendas”, declarou o advogado Marcelo Depicoli Dias, contente com a participação ativa dos presentes. “Nosso escritório tem por objetivo atuar de maneira preventiva, e a informação é uma arma muito eficaz para prevenir litígios”. Os profissionais da Dias, Biscassi & Inoue realizam encontros periódicos em todos os clientes atendidos, além de fomentar a criação de órgãos internos de solução de controvérsias.

As novidades legislativas na seara trabalhista são um tema bastante buscado pelos parceiros comerciais do escritório, tendo em vista o receio de Empregadores e Empregados motivado pela forma como a mídia tratou o tema. Neste passo, é altamente recomendável que as empresas sigam o exemplo da Ettori Transportes e estabeleçam uma linha de entendimento com a equipe, eliminando dúvidas e obscuridades e diminuindo, contanto, seus custos com a Justiça.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com