Ranking Connected Smart Cities aponta Campinas em 4° lugar entre as cidades mais inteligentes do País

Entre as cerca de 700 cidades participantes do Ranking Connected Smart Cities 2018, Campinas está em 4° lugar. De acordo com o levantamento, divulgado hoje (04 de setembro), na abertura do Connected Smart Cities, em São Paulo, a cidade subiu quatro posições em relação à edição anterior. Campinas conquistou o 2° lugar em Economia, 3° em Empreendedorismo e 5° nas categorias Mobilidade e Tecnologia e Inovação.

Divulgação

Durante a Cerimônia de Abertura do Connected Smart Cities, que ocorreu ontem (04/09), em São Paulo, foi divulgado o resultado do Ranking Connected Smart Cities 2018, principal estudo sobre cidades inteligentes do Brasil e realizado pela Urban Systems, em parceria com a Sator. O Ranking, que conta com a participação de cerca de 700 cidades, que são analisadas a partir de 70 indicadores, apontou Campinas como a 4ª cidade mais inteligente e conectada do País. Com o resultado, Campinas subiu quatro posições em relação à edição anterior, quando ficou em 8° lugar. Em 2016, o estudo apontou a cidade em 10ª colocação e, em 2015, em 21ª posição.

Em sua 4ª Edição, o Ranking Connected Smart Cities tem como objetivo definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, sendo dividido em quatro resultados: Geral, por Eixo Temático, Região e por Faixa Populacional. O Ranking é composto por indicadores de 11 principais setores: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança, mesmos eixos temáticos do evento Connected Smart Cities. O 1° lugar no Ranking Connected Smart Cities 2018 ficou com Curitiba (PR), seguida por São Paulo (SP), e o terceiro lugar foi conquistado por Vitória (ES). Florianópolis (SC) ficou na 5ª colocação, seguida pelo Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Santos (SP) e Niterói (RJ), na 10ª colocação. Campinas conquistou, ainda, o 2° lugar em Economia, 3° em Empreendedorismo e 5° nas categorias Mobilidade e Tecnologia e Inovação.

Segundo dia do evento
A 4ª Edição do Connected Smart Cities acontece até hoje (05/09), no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital paulista e, no primeiro dia, reuniu os diversos agentes relacionados aos governos, empresas e entidades nacionais e internacionais, com destaque para a presença de cerca de 150 prefeituras. Com uma programação com foco em debater e apresentar soluções para o desenvolvimento de cidades inteligentes no Brasil, o evento deve reunir mais de 2 mil pessoas.

“Essa edição é especial e conta com muitas novidades. São cerca de 300 palestrantes e 90 painéis, com apresentações simultâneas em 9 palcos, além da presença de cerca de 150 prefeituras e 60 entidades nacionais e internacionais. Hoje conhecemos as cidades mais inteligentes, conectadas e humanas do Brasil, por meio da divulgação do mais importante Ranking de cidades inteligentes e que contempla os eixos temáticos: Economia, Educação, Empreendedorismo, Energia, Governança, Meio Ambiente, Mobilidade, Saúde, Segurança, Tecnologia e Inovação e Urbanismo. Já no segundo dia do evento, teremos o anúncio dos vencedores do Prêmio Connected Smart Cities, com foco em reconhecer e premiar negócios inovadores que colaborem para o desenvolvimento de uma cidade inteligente”, comenta Paula Faria, idealizadora do Connected Smart Cities.

Ranking Connected Smart Cities 2018
Após a realização dos Encontros Regionais (2017-2018) em Florianópolis, Belo Horizonte, Salvador e Brasília, foram realizadas adaptações e atualizações nos indicadores do Ranking Connected Smart Cities, resultando em algumas mudanças no resultado do estudo, principalmente nos eixos de Energia, Educação, Mobilidade, Tecnologia e Inovação e Meio Ambiente.

Destaques
A cidade de Campinas, com destaque em Economia, Empreendedorismo, Mobilidade e Tecnologia e Inovação, apresenta renda média dos trabalhadores formais de R$ 3.490; crescimento dos empregos formais de 0,1%; a independência do setor público (empregos) é 94,2%; crescimento de 3,8% de empresas de tecnologia; 4 incubadoras; crescimento de 19% das micro empresas individuais. Campinas conta com Parques Tecnológicos; 1,91 km de ciclovia por 100 mil habitantes; 6,4% dos domicílios com rampa de cadeirante no entorno; 262 conexões rodoviárias interestaduais; 69 destinos aeroviários; 28% das conexões de internet com velocidade superior a 34 MB; 24% dos trabalhadores possuem ensino superior, entre outros destaques.

A região Sudeste concentra as cidades mais inteligentes e conectadas, sendo sete municípios entre os 10 mais bem colocados. Três municípios são da região Sul, sendo que as regiões Norte, Nordeste e Região Centro-Oeste não têm representante entre os 10 melhores. Campo Grande (MS) está na 12ª colocação no Ranking Geral Recife (PE) na 13ª e Palmas (TO) em 18ª colocação. Com o 2º lugar no Ranking Geral, São Paulo conquistou o 1º lugar em três categorias: Ranking Região Sudeste, Mobilidade e Urbanismo.

Na classificação por região, destacam-se, no Centro-Oeste, Campo Grande (MS) com a 1ª colocação no Ranking Connected Smart Cities; no Nordeste, Recife (PE); e, no Norte, Palmas (TO). Viçosa (MG) é a 1ª colocada no Ranking Connected Smart Cities: Cidades de 50 a 100 mil habitantes.
Para o Presidente da Urban Systems e sócio da Plataforma Connected Smart Cities, Thomaz Assumpção, o Ranking Connected Smart Cities novamente mostra a importância de um planejamento estratégico das cidades considerando a conexão entre os 11 eixos temáticos analisados e a sinergia existente entre o resultado de investimentos. “A educação, por exemplo, que muitas vezes é visto como um eixo básico, tem uma grande importância no desenvolvimento do empreendedorismo e na busca da sustentabilidade econômica das cidades, permitindo que mais atores sejam responsáveis pelo desenvolvimento da cidade, comenta”.

Os vencedores por Eixo Temático
O primeiro lugar para Urbanismo e Mobilidade e Acessibilidade foi para São Paulo; Meio Ambiente: Santos (SP); Energia: Pirassununga (SP); Empreendedorismo e Tecnologia e Inovação: Rio de Janeiro (RJ); Saúde e Educação: Vitória (ES); Segurança para Ipojuca (PE); Governança: Curitiba (PR); e Economia para Barueri.
Histórico

Serviço
Connected Smart Cities | Evento Nacional
Data: 04 e 05 de setembro de 2018
Local: Centro de Convenções Frei Caneca, Rua Frei Caneca, 569, Consolação, São Paulo/SP
Mais Informações: www.connectedsmartcities.com.br
Inscrições para o evento: www.connectedsmartcities.com.br/inscricoes-evento-nacional-sao-paulosp/
Programação: www.connectedsmartcities.com.br/programacao-connected-smart-cities/
Palestrantes: www.connectedsmartcities.com.br/programacao-palestrantes/
As imagens do Connected Smart Cities podem ser acessadas por meio do link: www.flickr.com/photos/connectedsmartcities/albums
Todos os indicadores do Ranking Connected Smart Cities 2018 estão disponíveis em: conteudo.urbansystems.com.br/csc_urban_atual
Assessoria de Imprensa

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com