Portal de notícias de Logística e Comércio exterior

Quais sãos os tipos de modalidades de frete internacional?

Aquaviário/Hidroviário (marítimo, lacustre, fluvial – (navios)):

Recomendado para cargas pesadas, em grande quantidade, com baixo valor agregado ou para destinos sem acesso terrestre. Esta é a modalidade mais utilizada no transporte / frete internacional.


Ferroviário (trens e locomotivas):
Recomendado para cargas pesadas, em grande quantidade, com baixo valor agregado ou para destinos com malha ferroviária. Modalidade muito utilizada para o transporte de minérios.


Aéreo (avião e aeronaves):
Recomendado para cargas de alto valor agregado, leves e de baixo peso e dimensões ou que precisem chegar ao destino em curto período. Exemplo: joias, amostras etc. Rodoviário (caminhões e utilitários):

Rodoviário (caminhões e utilitários):
Recomendado para o acesso a países fronteiriços.


Dutoviário (canos e/ou tubos):
Utilizado em granéis sólidos e líquidos.


Vantagens e desvantagens de cada tipo de modal para frete internacional
Existem aspectos relevantes para o desenvolvimento da cadeia logística interna e internacional é conhecer as vantagens e desvantagens de cada modal de transporte e sua forma de contratação, a tabela a seguir apresenta de forma resumida as vantagens e desvantagens dos modais de transporte aeroviário, aquaviário/hidroviário, ferroviário, rodoviário, dutoviário:

Para a escolha do modal adequado deve-se levar em consideração:
• primeiramente a disponibilidade do modal na região de origem e de destino,
• em segundo lugar a urgência ou o tempo requerido para entrega da carga
e só então levar-se-á em consideração a gestão de custos. Sendo assim, a escolha do modal uma das funções relevantes nas operações do comércio exterior.
Com base nesta tabela acima você tem total segurança para escolher o modal transporte adequado para o seu frete internacional.

Ana Maria Matta Walcher
https://www.instagram.com/mattawalcher/
Possui graduação em Administração de Empresas com Ênfase em Comercio Exterior pela Faculdade Anglo Latino (2004), pós-graduada em Gestão Empresarial, pelo Centro Universitário Carlos Drummond de Andrade (2008), MBA em Logística Internacional, pela UNIP (2011), Mestre em Administração de Empresas, pela UNIFACCAMP Centro Universitário Campo Limpo Paulista (2015) e MBA em Marketing, pela UNIP (2018).
Em 1998, iniciou no comércio exterior trabalhando na qual ficou por 16 anos e Assessoria Aduaneira na qual tive oportunidade de realizar desembaraço aduaneiro de exportação e importação, depois migrou para operações de Trading, Agenciamento de Carga marítima de exportação e Comercial de Operações de Comércio Exterior, totalizando 22 anos de carreira profissional neste ano de 2020 .
Em 2008, iniciou na docência superior, lecionando disciplinas nas áreas de comércio exterior, logística, administração e marketing, em faculdades de São Paulo. Desde 2011 realizar treinamento corporativo.
Em 2010, iniciou hábito de escrever Artigos voltados para áreas de atuação profissional e acadêmica que proporcionou a atividade de Palestra para todos os públicos de qualquer tamanho em unidade. Em 2019 realizou lançamento do primeiro Livro: Tópicos de Logística pela Editora Clube do Autor.

Te aguardo na próxima terça-feira!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com