Programa de Melhoria Contínua da Manserv traz mais de R$ 5 milhões em reduções de custos operacionais

Parte importante deste programa é o incentivo à captação de ideias de melhorias vindas das equipes operacionais

 

Manserv - Cargo News

Manserv (Foto: Divulgação)

A busca por soluções inovadoras para revolucionar processos e melhorar a produtividade da empresa é uma constante para gestores e líderes dos mais diversos segmentos. O que muitos deles não percebem é que a resolução de um problema pode estar mais próxima do que se imagina: em sua própria equipe. Atenta a essa possibilidade, a Manserv buscou inspiração em um dos métodos mais bem-sucedidos para a melhoria contínua de processos, no qual colaboradores são incentivados a contribuir com melhorias em sua própria rotina operacional.

 

O Programa de Melhoria Contínua da Manserv conquistou, nos últimos três anos, o resultado acumulado de R$ 5 milhões de ganhos ou custos evitados. O Programa de Ideias e Melhorias (PIM) é parte disso e, desde 2016, captou mais de 3.560 ideias com a participação de 647 autores alocados em diferentes operações. As ideias, além de proporcionarem melhorias de performances operacionais através da qualidade de processos, reduções de custos e maior segurança dos colaboradores, também são bastante voltadas para responsabilidades ambientais. Um exemplo foi o projeto de reaproveitamento das caixas de papelão utilizadas nos processos internos do centro de distribuição. Um fluxo reverso destas caixas foi desenhado e, além de reduções nos custos com insumos, houve grande redução de rejeitos descartados para reciclagem.

 

“Tivemos uma participação surpreendente das equipes com ideias que proporcionaram melhorias reais não apenas do lado econômico. O PIM busca transformar a colaboração em uma fonte de resolução de problemas e aprimoramento interno, fazendo desses colaboradores, agentes de transformação dentro do próprio ambiente de trabalho”, explicou o Diretor Presidente de Logística da Manserv, Marcelo Augusto Felipe.

 

Segundo o executivo, essas ideias, são avaliadas primeiramente por um comitê, depois por um time de coordenadores e, por fim, liberadas para serem implantadas na operação. Os colaboradores que contribuem com ideias são premiados de acordo com o nível de ganhos que a ideia proporciona, tendo as mudanças relacionadas à segurança e sustentabilidade as de mais alto nível de premiação.

 

O PIM representa uma economia de R$ 380 mil ao ano e segue um modelo de acompanhamento da evolução de aprovações das ideias em um “Quadro de Gestão à Vista” localizado na operação, que indica em que passo está a aprovação interna e qual o seu andamento dentro de uma escala de importância. Desta forma, o colaborador tem o feedback do andamento da avaliação de sua ideia disponível em tempo real, contribuindo para o clima organizacional e desenvolvimento de talentos.

 

Manserv - Cargo NewsPrograma de Melhoria Contínua e a Área Kaizen – O Programa de Melhoria Contínua tem como objetivos promover a excelência operacional das operações logísticas da Manserv, através de um programa estruturado nas práticas Lean e cultura de melhoria contínua. Este programa é gerido visualmente dentro da chamada Área Kaizen, composta por três quadros de gestão visual e um processo estruturado de auditorias. O primeiro quadro trata-se do quadro PIM. O segundo quadro chamado Posto de LPP fornece uma estrutura para criação e padronização de processos desenvolvidos pela própria operação. O terceiro quadro trata-se do PMC (Programa de Melhoria Contínua) que gerencia visualmente todos os projetos de melhorias implantados na operação, em implantação e os que ainda serão realizados, por meio de relatórios e cronogramas de projetos, bem como as análises de causas das anomalias ocorridas utilizando ciclo PDCA.

 

O sistema de auditorias é chamado de “Kamishibai”, em que cartões com perguntas a serem feitas em cada processo são utilizados como direcionadores para os Auditores. Este sistema possui uma rotina de realizações diárias, semanais, quinzenais e mensais com Planos de Ações para não conformidades, garantindo o correto cumprimento dos padrões operacionais estabelecidos.

 

“O objetivo é que a operação possa se tornar um centro de soluções autônomo, buscando melhoria em projetos que possam nascer localmente. Com isso, esperamos transformar cada colaborador em um agente constante de mudança, avaliando e propondo novas práticas que melhorem o ambiente e a execução do trabalho”, concluiu Felipe.

 

Sobre a Manserv – Fundada em 1985, a Manserv é uma empresa transnacional líder em serviços de Manutenção Industrial, Facilities e Logística. Com 30 mil colaboradores, a Manserv registrou um crescimento expressivo nos últimos anos e, atualmente, possui mais de 300 contratos com empresas nacionais e multinacionais, de grande e médio porte, dos mais diferentes setores da economia. Em 2012, a companhia ultrapassou as fronteiras do território brasileiro com escritórios na América Latina.

Fonte: Assessoria de Imprensa




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