PIB do transporte cresce acima da economia brasileira

Segundo IBGE, setor transportador teve acréscimo de 0,7% no primeiro trimestre do ano em relação aos últimos três meses de 2017

veiculos-carga

O PIB (Produto Interno Bruto) do setor de transporte teve alta de 0,7% no primeiro trimestre deste ano em relação aos últimos três meses do ano passado. Os dados foram divulgados recentemente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Entre as empresas de serviços, as de transporte registraram o melhor resultado no período: comércio teve expansão de 0,2% e as empresas de informação tiveram queda de 1,2%. O setor transportador também teve resultado superior ao PIB agregado do país, que ficou em 0,4%.

Quando comparado ao primeiro trimestre de 2017, a expansão registrada pela economia brasileira foi de 1,2%. No mesmo comparativo, o transporte cresceu 2,8%, melhor resultado registrado para o período desde 2015. Os números mostram um início de recuperação econômica mais acentuada para o setor transportador. Em valores correntes, o transporte gerou R$ 59,45 bilhões nos primeiros três meses de 2018. Em 2017, o valor agregado no período foi de R$ 58,45 bilhões.

Em 12 meses, a economia brasileira apresentou expansão de 1,3%. Já o transporte teve incremento de 2,1%. Os resultados do setor transportador podem indicar uma efetiva, ainda que lenta, retomada do crescimento econômico em 2018. O resultado, se confirmado, pode surpreender positivamente os transportadores, pois apenas 26,6% dos participantes da Sondagem Expectativas Econômicas do Transportador 2017 acreditavam na retomada do crescimento econômico em 2018.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com