OpenTech oferece soluções para atender às demandas da Logística 4.0

Influenciado pela Indústria 4.0, setor logístico aposta em alta tecnologia em busca de mais eficiência, agilidade e redução de custos na gestão do transporte de mercadorias

Focada em soluções que atendam à crescente demanda por eficiência, otimização de processos, agilidade e redução de custos no setor logístico, a OpenTech está em sinergia com os conceitos da Logística 4.0 – uma tendência surgida a partir da Indústria 4.0 e que vem se impondo como a nova ordem mundial no transporte de mercadorias.

Considerado um desafio para as empresas brasileiras em função dos custos elevados – motivados principalmente pela falta de segurança nas estradas e pelas grandes distâncias a serem percorridas no país – o transporte no Brasil precisou se adequar também à nova realidade da indústria.

Com a ascensão da Indústria 4.0 e a possibilidade de fabricar bens e produtos customizados, as empresas puderam reduzir o tamanho dos estoques e fazer entregas diretamente na casa do cliente. Mas, somado a isso, o Brasil precisou encontrar alternativas para adequar o setor de transportes. “Com as mudanças na produção industrial, o setor logístico não teve outra saída a não ser se amparar em alta tecnologia para garantir entregas mais eficientes e rápidas”, explica o Diretor Comercial e de Serviços da OpenTech, Diego Gonçalves.

Especialista em soluções para todas as etapas e processos que envolvem o movimento de mercadorias, entre eles gestão de risco, prevenção de acidentes, rastreamento de cargas e gerenciamento logístico, a OpenTech garante que seus clientes estejam aptos a cumprir os requisitos da Logística 4.0 graças ao conceito OpenTotal.

“Com o uso das soluções OpenTech de forma integrada e customizada nossos clientes conseguem se adequar totalmente a esta tendência que une a utilização de novas tecnologias como a Internet das Coisas (IOT), o Big Data, o Cloud Computing e a Inteligência Artificial às melhores práticas de gestão”, diz o diretor.

Segundo Diego Gonçalves, se a Indústria 4.0 se utiliza de computadores, robótica colaborativa, impressões tridimensionais e outros recursos tecnológicos para a produção inteligente de seus bens e produtos, o setor logístico também precisa recorrer a dispositivos de alta tecnologia para garantir entregas eficientes.

Vantagens da Logística 4.0

A Logística 4.0 obrigou todo o setor a rever seus modelos de operação. Desde a saída do produto da fábrica até a chegada no consumidor final, todos os processos precisaram ser ajustados à realidade imposta pela Indústria 4.0. “Em busca de mais produtividade, embarcadores, transportadores e operadores logísticos estão investindo em tecnologia para inovar em processos com a finalidade de prestar serviços mais ágeis, mais conectados e inteligentes”, comenta o Diretor Comercial e de Serviços da OpenTech.

Entre as vantagens de adaptar as operações de transporte aos conceitos da Logística 4.0 estão a redução de perdas, extravios e avarias; melhoria no controle de dados e otimização dos processos; mais foco na estratégia dos negócios (já que permite modernizar a gestão e reduzir custos sem prejuízos à qualidade); otimização do transporte e desburocratização de processos, além de maior competitividade, com o consequente aumento da satisfação dos clientes.

Com o uso das soluções OpenTech, é possível atender a estas demandas impostas pela Indústria 4.0. “Além disso, nossas ferramentas podem ser customizadas de acordo com as necessidades dos clientes, garantindo ganhos como a redução dos prazos de entrega, informações em tempo real sobre a localização das cargas, controle de possíveis atrasos, mais assertividade nos prazos de entrega e maior eficiência da frota, oferecendo uma visão geral de toda a cadeia logística”, informa Diego Gonçalves.

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com