Search
15 novembro 2018
  • :
  • :

Goodyear inicia comemoração de 100 anos de Brasil trazendo pneus do futuro para o Salão do Automóvel 2018

Pela primeira vez no Brasil, companhia mostra o Oxygene, protótipo sustentável que absorve CO2 para gerar oxigênio, e o Eagle 360 Urban, pneu esférico que se autorrecupera em caso de furo

A Goodyear, pneu oficial do Salão do Automóvel, apresenta durante o principal evento automotivo do país dois pneus conceituais que propõem como deve ser a mobilidade do futuro, o pneu Eagle 360 Urban e o Oxygene. Ambos serão exibidos pela primeira vez ao público brasileiro no estande da companhia no espaço New Mobility Trends and Future, um local exclusivo que reúne as tendências da indústria automotiva em modelos elétricos, híbridos e autônomos. Os pneus chegam ao país como parte das comemorações iniciais de 100 anos da Goodyear no Brasil, no ano que vem.

“A Goodyear está em um momento único da sua trajetória no país, afinal vamos completar em 2019 um século de histórias construídas em solo brasileiro. Para nós é importante celebrar esse legado de pioneirismo, mas principalmente compartilhar com nossos consumidores o que vislumbramos para os próximos anos. Por isso estamos trazendo duas novidades que fazem parte da nossa visão sobre o futuro da indústria automotiva, em termos de soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis”, reforça Jeff Havlin, presidente da Goodyear Brasil.

O protótipo Oxygene apresenta uma estrutura aberta que conta com musgos vivos crescendo na parede lateral do pneu. Essa estrutura, aliada a um desenho inteligente da banda de rodagem, absorve a umidade da superfície da pista, juntamente com CO2, permitindo que ocorra a fotossíntese e, assim, liberando oxigênio para a atmosfera. Inspirado nos princípios da economia circular, com ênfase na redução do desperdício, o protótipo foi concebido para integrar-se à perfeição na paisagem urbana do futuro. Numa cidade do tamanho de Paris, com cerca de 2,5 milhões de veículos, isto significaria gerar cerca de 3000 toneladas de oxigênio e absorver mais de 4000 toneladas de dióxido de carbono por ano. Com uma construção não pneumática, impressa em 3D com pó de borracha de pneus reciclados, a estrutura leve e amortecedora proporciona uma solução duradoura e imune a furos, feita para prolongar a vida útil do pneu, minimizar a manutenção e garantir uma mobilidade mais conveniente e sustentável.

Outra novidade é o Eagle 360 Urban, um pneu esférico que é a primeira proposta conceitual a ser movida por Inteligência Artificial, com capacidade para sentir, decidir, transformar e interagir. Por ser um pneu multidirecional, o Eagle 360 Urban consegue atender às demandas de direção autônoma, aumentando os níveis de conforto, segurança e dirigibilidade. Feito com polímero superelástico, o pneu tem flexibilidade semelhante à da pele humana, permitindo-lhe expandir e contrair. Esta camada exterior cobre um material semelhante a uma espuma que é suficientemente forte para manter a flexibilidade apesar do peso de um veículo. Graças a esta flexibilidade, elementos de atuação sob a superfície dos pneus funcionam como músculos humanos e podem reformular as seções individuais do design do pneu adicionando “ondulações” para condições úmidas ou suavizando para condições secas. Portanto, o pneu conceito se transforma e se adapta às mudanças climáticas e as condições de pista, assim como compartilha essas informações com outros veículos e frotas.

Quando o pneu está danificado, os sensores podem localizar o furo. O pneu então gira para criar uma área de contato diferente. Isso reduz a pressão sobre o furo e permite que o processo de autorrecuperação seja iniciado. Uma reação física e química forma novas ligações moleculares e repara o dano. Esta nova geração de pneus trará facilidades e benefícios na operação de frotas de veículos autônomos, maximizando o tempo de atividade e fornecendo manutenção proativa. Para o usuário que viaja diariamente, eles oferecerão uma experiência aprimorada acrescentando uma nova dimensão ao desempenho de segurança e capacidades de aprendizagem de direção autônoma.

Atrações – Além de conhecer os dois protótipos, quem for ao estande poderá ter a sensação real de ser um piloto da Nascar, competição em que a Goodyear é a fornecedora exclusiva de pneus desde 1954. Os visitantes terão à disposição um simulador de alta performance que vai trazer toda a emoção do circuito oval de Daytona, um dos mais famosos da competição. São acelerações, frenagens, forças G reais e a experiência de estar no controle de um carro da Nascar a mais de 300km/h, em um simulador em formato de esfera, com cockpit real, tela Full HD de 140 polegadas e som de cinema surround 5.1 canais.

Volta no Blimp– Outro atrativo no estande da Goodyear é o passeio virtual, com visão 360º, a bordo do Wingfoot Two, o mais novo dirigível da fabricante. A viagem começa com o visitante embarcando na aeronave e sobrevoando um dos trechos mais inusitados dos EUA.

Serviço:
Evento: Salão Internacional do Automóvel de São Paulo
Data: 08 a 18 de novembro de 2018
Horário: das 13h às 22h / das 11h às 19h (último domingo 18/11/2018)
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água Funda
Informações: http://www.salaodoautomovel.com.br/

Goodyear do Brasil

A Goodyear é fabricante de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões e ônibus, pneus fora de estrada, tratores, empilhadeiras, industriais e para aviação, além de materiais para recapagem, e está presente no Brasil há 99 anos. No mundo, emprega cerca de 64.000 pessoas e fabrica seus produtos em 48 instalações em 22 países. Seus dois Centros de Inovação em Akron, Ohio, nos Estados Unidos e em Colmar-Berg, Luxemburgo, desenvolvem produtos e serviços com tecnologia de ponta que definem o desempenho padrão para a indústria.

No Brasil, a companhia tem três unidades industriais: a fábrica na cidade de Americana (SP), a unidade de materiais de recapagem na cidade de Santa Bárbara do Oeste (SP) e a de recauchutagem de pneus para aviação em São Paulo (SP). Além disso, a empresa conta com uma rede de revendedores oficiais e mais de 1.000 pontos de venda no país.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com