Entrega noturna traz vantagens para o comercio

Entrega noturna traz grandes vantagens para o comercio, gera empregos e humaniza a cidade

A entrega urbana noturna de mercadorias em São Paulo aprovada pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes medida é vista com otimismo pelo especialista francês Aurélien Jacomy, diretor da consultoria em supply chain Diagma Brasil. O executivo observou a implementação exitosa na capital francesa anos atrás.

“As mudanças permitem o aumento da frequência de abastecimento das lojas, para reduzir os estoques na ponta, o que implica o uso de veículos menores”, comenta Aurélien. O crescimento da quantidade de motoristas autônomos, com caminhões menores, solicitados via aplicativos como Uber, Loggi ou Shippify; e o início do chamado “click & collect”, com separação do pedido do cliente na loja além do uso de sistemas alternativos e sustentáveis (bicicleta ou, entrega a pé) são também importantes vantagens

Outros impactos visíveis no varejo, serão a profissionalização do abastecimento das gôndolas nas lojas, para deixar o ponto de venda limpo e abastecido desde a abertura; o aumento da área dedicada aos pedestres, o que impulsiona o comércio (como demonstra o piloto na rua dos Pinheiros). “Mesmo que essa medida reduza a possibilidade de estacionamento dos caminhões, vale a pena estimular o crescimento de uma frota de entrega sustentável, movida à eletricidade ou híbrida”, acrescenta Aurélien.

“O projeto-piloto da iniciativa provou ser a entrega noturna uma solução interessante, tanto para as empresas, que conseguiram otimizar o uso da sua frota de caminhões, quanto para a sociedade, com uma melhor utilização da malha rodoviária e a redução do trânsito de veículos de carga”, avalia Aurélien.

Para o consultor, apesar de receber críticas, o projeto, em conjunto com as restrições de trânsito para caminhões nos centros urbanos, acelera uma transformação e uma melhoria do abastecimento do varejo urbano.

Como especialista em Supply Chain, o francês Aurélien afirma que o desenvolvimento desses novos métodos de entrega em loja. “Na França a prática já é comum e traz bons resultados. A implementação da entrega urbana noturna proporciona benefícios às pessoas, com melhor experiência para o consumidor e melhor mobilidade como cidadão. Existe um impacto social positivo”, finaliza o consultor.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com