Search
15 dezembro 2017
  • :
  • :

Conheça as vantagens das empilhadeiras com baterias de íon-lítio

Por Raphael Souza*

Raphael Souza é head of Key Account Management da Jungheinrich Brasil

Raphael Souza é head of Key Account Management da Jungheinrich Brasil

A necessidade de garantir eficiência e alta produtividade na intralogística é cada vez maior e, para isso, é importante buscar novas soluções e tecnologias que facilitem o trabalho diário. Empilhadeira com bateria de íon-lítio é uma inovação sustentável e traz diversos benefícios para a empresa e para o meio ambiente. Esse tipo de bateria garante eficiência, tem longa vida útil, não necessita de manutenção e preserva diversos fatores no dia-a-dia dos operadores e funcionários.

Além disso, a bateria de íon-litio apresenta sete características que se tornam diferenciais de segurança: não emite hidrogênio, não libera ácidos, não tem risco de curto-circuito, não tem vazamento de líquido, não tem metal pesado tóxico e não apresenta risco de acidente com os operadores no momento da troca de bateria.

No dia-a-dia dos armazéns, equipamentos com baterias de íon-lítio fazem toda a diferença, pois o tempo de carga é muito menor, se fizermos um comparativo com as baterias de chumbo-ácido. O maior avanço – e diferencial – está nas possibilidades de recargas intermitentes, pois em apenas 30 minutos, por exemplo, é possível recarregar 50% da capacidade de uma bateria de 24V e, para carga completa, são necessários apenas 80 minutos. A principal vantagem nesse quesito é que, mesmo realizando cargas incompletas, a bateria não terá problema de desgaste ou mau funcionamento. Com isso, é possível manter as empilhadeiras em operação por 24 horas, sete dias por semana, sem a necessidade de trocar baterias.

A carga rápida e a possibilidade de utilizar a mesma bateria com garantia de até cinco anos contribuem com a redução dos custos de uma empresa, pois não é necessário ter uma bateria reserva. Além disso, o curto tempo de carga reduz o consumo de energia em até 20%, se fizermos um comparativo com o consumo das baterias convencionais. As baterias de íon-lítio, além de serem livres de qualquer tipo de manutenção, duram até 3.000 ciclos, enquanto as baterias convencionais ficam entre apenas 900 e 1.200 ciclos.

Para garantir a total segurança e eficiência do seu armazém, existe um sistema de gerenciamento das baterias de íon-lítio que permite monitoramento constante e avaliação do desempenho e estabilidade.

A estabilidade da bateria íon-lítio impacta diretamente na performance das empilhadeiras durante os ciclos de trabalho e garante que sejam 20% mais eficientes.

* Raphael Souza é head of Key Account Management da Jungheinrich Brasil




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com