5 motivos para a usar a telemetria nas empresas

Muito usado como solução de gestão de frotas, o sistema é voltado para monitorar o desempenho de carros e motoristas

Créditos (Gestão de frotas): Divulgação/ Pexels.

Um dos grandes desafios das empresas que atuam com gestão de frotas é manter o monitoramento de desempenho de seus carros e motoristas. Um recurso desenvolvido que também ajuda a solucionar esse problema é a telemetria, tecnologia de comunicação remota que faz a captação e acompanhamento de dados importantes dos veículos, de forma detalhada.
O sistema funciona da seguinte forma: o aparelho instalado no veículo capta os dados e envia via satélite para computadores que reportam informações, como controle de consumo do combustível, quilometragem, velocidade média e rotas percorridas, e que podem ser acessadas diretamente pelo gestor de frota, em tempo real.

A ValeCard, empresa de meios de pagamentos e gestão de frotas, por exemplo, oferece o serviço de telemetria aos seus clientes, por meio de seu Sistema Integrado de Auto Gestão (SIAG), onde o acesso é feito de forma remota pelo gestor de frotas. “Buscamos oferecer o melhor e mais moderno tipo de serviço aos nossos clientes e a telemetria provou oferecer muitos benefícios para empresas de frotas, como o aumento da produtividade, diminuição de custos e segurança nas estradas”, explica Alan Ávila, Diretor de Produtos na ValeCard.

Pensando nisso, a equipe da ValeCard elencou cinco motivos para usar a telemetria na gestão de frotas. Veja abaixo:

1. Redução de consumo de combustível
As empresas que atuam com frotas sentem diretamente as variações de valores nos postos de combustíveis. Portanto, é importante monitorar com frequência de que forma o combustível está sendo usado. Com a telemetria é possível acompanhar, por exemplo, a quantia gasta por quilômetro rodado e, desta forma, saber, por exemplo, se o veículo ficou parado com o motor ligado. A prática pode gerar um alto custo para a empresa.

2. Custo menor com manutenção
É possível acompanhar a velocidade média do veículo, acelerações, localização geográfica, desgaste das pastilhas dos freios e a forma como o veículo está sendo conduzido. O monitoramento ajuda a gerar uma redução de custos, já que será possível corrigir pequenas falhas, evitando que sejam feitas manutenções fora do tempo adequado.

3. Condução segura
Melhorar os hábitos e condução dos motoristas é uma das principais preocupações das empresas. Incentivar o motorista a dirigir conscientemente traz efeitos positivos no longo prazo e ajuda a evitar acidentes nas estradas. Os gestores podem observar a forma de condução dos veículos e dar feedbacks aos colaboradores estimulando aqueles que têm um bom desempenho e alertando os motoristas que estão praticando uma direção perigosa, podendo até mesmo aplicar treinamentos.

4. Aumento da disponibilidade e eficiência da frota
O acompanhamento correto de informações coletadas pela telemetria aumenta a disponibilidade dos veículos. Ao serem monitorados detalhadamente pelo sistema, menor é a quantidade de carros em manutenção e maior a disponibilidade e eficiência da frota.

5. Gerenciamento e tomada de decisões
Com a telemetria, as informações que são extraídas podem ser organizadas em planilhas e relatórios, o que permite o acompanhamento e decodificação dos dados, que são extremamente importantes na tomada de decisões. Os gestores conseguem ter um controle assertivo, identificar com facilidade se há necessidade de mudanças estratégicas nos processos e ressaltar os pontos fortes e de melhorias na empresa.

Assessoria de Imprensa




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com